Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Mais Revistas
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 20 n. 1 (2023): V. 20 jan/dez 2023 - Publicação Contínua (Continuous Publishing)
v. 20 n. 1 (2023): V. 20 jan/dez 2023 - Publicação Contínua (Continuous Publishing)
Publicado:
2023-01-12
Artigos
SENSIBILIZANDO PROFESSORAS DE CRECHE: A ESCUTA DE BEBÊS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Adriana da Costa Santos
1-26
PDF
APRENDIZ DE PROFESSORA: O INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Hellen Thais dos Santos, Pamela Sanabria Duartez Cherni
27-49
PDF
OS PROJETOS E PLANOS ESCOLARES NA ATIVIDADE PRÁTICA DO DIRETOR ESCOLAR DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL BRASILEIRA
Pedro Henrique de Oliveira, Edmundo Escrivão Filho, Fernanda Castro Marques
50-70
PDF
PEDAGOGIA HOSPITALAR NA BASE SCIELO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Nájela Tavares Ujiie, Fernanda Galvão dos Anjos
71-85
PDF
APRENDO: UNA HERRAMIENTA DE APOYO DOCENTE PARA LA ENSEÑANZA A DISTANCIA
Marcelo Salvador Celestino, Danielli Santos da Silva, Vânia Cristina Pires Nogueira Valente
86-112
PDF
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS
Sharmilla Tassiana de Souza, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Aparecida Meire Calegari-Falco, Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário
113-127
PDF
GOVERNANDO OS CORPOS E EMPRESARIANDO A VIDA
Ademir Henrique Manfré
128-150
PDF
JENGA DOS ALCANOS: UMA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E LÚDICA PARA ENSINAR QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS
Eliana Noelia Valdez Lugo, Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Rosangela Marcilio Bogoni, Juliana Franzi
151-170
PDF
O PERCURSO DAS INTERAÇÕES E DAS BRINCADEIRAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dryelle Patricia Silva e Silva, Neide Cavalcante Guedes, Francisca das Chagas Silva Lima
171-188
PDF
PRÁTICAS COLABORATIVAS COMO PROPOSTA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
Ana Elisa Millan, Adriana Corrêa Bueno, Michelle Roberta Pavão, Carla Ariela Rios Vilaronga
189-212
PDF
EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE THEODOR ADORNO E PAULO FREIRE
Glaciane Cristina Xavier Mashiba, João Luiz Gasparin
213-229
PDF
A RELAÇÃO CONTEÚDO-FORMA-DESTINATÁRIO EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Lucas Martins de Avelar, Rones de Deus Paranhos
230-248
PDF
XML
ELEMENTOS SOCIAIS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978)
Elementos sociales de los parques infantiles del interior de São Paulo (1937-1978)
Aline de Novaes Conceição
249-272
PDF
PRACTICAL EXPERIENCES IN DAYCARE AND THE DEVELOPMENT OF BABY AWARENESS
Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, José Ricardo Silva, Rod Parker-Rees
273-286
PDF
A (DES)ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A PRODUÇÃO DA INDISCIPLINA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Raul das Neves, Alex Pessoa, Neli Cacozza , Barbara Cristina Soares Sena
311-330
PDF
HISTÓRIA RECENTE DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: 1990 A 2020
Léo Manoel Lopes da Silva Garcia, Raquel Salcedo Gomes, Daiany Francisca Lara
346-376
PDF
TERRITÓRIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESUMO DE ESTRATÉGIAS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE CENTROS DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES
Jaqueline Ferreira Freitas Cortes de Oliveira, Alexandre Guilherme Motta Sarmento, Márcia Bento Moreira
377-400
PDF
A ATIVIDADE LÚDICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
Mariana Marques Vitorino, Rodrigo Lima Nunes, Cíntia Regina de Fátima
401-417
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DAS FORMAÇÕES OFERTADAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CAMPO GRANDE MATO GROSSO DO SUL
Rodrigo Rocha da Silva, Ana Paula Camilo Pereira
418-442
PDF
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO POR MEIO DO LIVRO DE IMAGEM
Érika Christina Kohle, Gisele de Assis Carvalho Cabral
443-460
PDF
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FRENTE A RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM O CHATGPT
Gustavo Bizarria Gibin, Ingrid Domene Eugenio, Leonardo Augusto Natércio da Silva, Caio Murilo dos Santos
461-476
PDF
EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO POR CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Ricardo Eleutério dos Anjos
477-496
PDF
Revisão de Literatura
MASCULINIDADES NA ESCOLA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Daniel Cerdeira de Souza, Ingrid Mesquita Rodrigues, Fernanda Sousa Ferreira
287-310
PDF
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO CULTURAL
Aliny Vieira, Eliana Alencar
331-345
PDF
Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES
Érika Porceli Alaniz , Marcos Vinicius Francisco
e234683
PDF
A ATUAÇÃO DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA DO EMPRESARIADO E DOS SEUS INTELECTUAIS ORGÂNICOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNC -FORMAÇÃO INICIAL
Giovanna Kambetunava Rosa, Simone Sandri, Amanda Melchiotti Gonçalves, Isaura Monica Souza Zanardini
e234655
PDF
RUPTURA: DISCUSSÕES EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PÚBLICAS BRASILEIRAS PARA UM CURRÍCULO VIVO ANTIRRACISTA
Rosa Maria Rodrigues Barros, Teresa Kazuko Teruya
e234604
PDF
OS MOTIVOS POLÍTICOS PARA A INCORPORAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
Adriana Valeria Barreto de Araújo, Liliane Barreira Sanchez
e234501
PDF
POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE A EVASÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Letícia Pereira de Sousa, Célia Maria Fernandes Nunes
e234483
PDF
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O COOPERATIVISMO: CONJECTURAS A PARTIR DA PROPOSTA DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA
Jeferson Eduardo Calixto, Marcos Vinicius Francisco
e234605
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Félix Matias, Felizarda Rafael Amós Ussene, Jonas António Francisco
e234648
PDF
O CONTEXTO DE ATUAÇÃO DOS FORMADORES EM LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA
Alex Ribeiro Batista, Leny Rodrigues Martins Teixeira
e234485
PDF
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO PARFOR: REFLETINDO A PARTIR DE DETERMINAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS
Emanuel Moura Costa, Cristiane de Sousa Moura Teixeira
e234653
PDF
SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: FORMAÇÃO DOCENTE QUE ATRAVESSA E É ATRAVESSADA PELA EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA
Marta Campos de Quadros, Yoshie Ussami Ferrari Leite
e234578
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES E TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Andressa Graziele Brandt, Giovanna de Oliveira Martin-Franchi, Nadja Regina Sousa Magalhães
e234487
PDF
Expediente Avaliadores
Lista de avaliadores/as que contribuíram com a Revista Colloquium Humanarum em 2023
Monica Furkotter
PDF
Idioma
English
Español
Português
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão