APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO PARFOR: REFLETINDO A PARTIR DE DETERMINAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h555

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, PARFOR, Determinações sócio-históricas

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico que visa analisar os determinantes sócio-históricos que constituem o processo de aprendizagem da docência em curso de formação de professores ofertado pelo PARFOR. A discussão que empreendemos é fruto de resultados de pesquisa desenvolvida em curso de Mestrado em Educação e, apoia-se, teoricamente, nas categorias historicidade e mediação, as quais têm fundamento no Materialismo Histórico-dialético. Além disso, a literatura que trata do processo de aprendizagem da docência em cursos de formação de professores, sobretudo, as pesquisas e artigos dos últimos cinco anos são essenciais para a análise que nos propomos. Os resultados desse estudo têm evidenciado que, ao participarem do PARFOR, os professores têm a oportunidade de aprender a docência e avançar da condição em que se encontravam anteriormente. Todavia, é inegável que a precariedade das condições de permanência no curso e as condições objetivas e subjetivas dos cursistas se relacionem com as significações positivas ou negativas atribuídas à efetividade dessa política para a formação dos professores brasileiros.

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Biografia do Autor

  • Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí - UFPI
    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI). Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2023-05-26

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais e formação de professoras/es

Como Citar

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO PARFOR: REFLETINDO A PARTIR DE DETERMINAÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), e234653. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h555

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