MIRÓ E CABRAL: UMA CONTRIBUIÇÃO INTERTEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rosemary Aparecida de Almeida Moraes FACULDADE GRAN TIETÊ
  • Regiane Magalhães Boainain Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Fabiana Frolini Marques Mangili Faculdade Gran Tietê https://orcid.org/0000-0001-8581-828X
  • Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli Faculdade Gran Tietê https://orcid.org/0000-0002-2672-7641

Palavras-chave:

Repertório docente. Desautomatismo do Olhar. Formação Docente.

Resumo

O presente ensaio teórico buscou debater a importância do repertório cultural do professor na performance em sala de aula, independentemente do segmento em que atua. Com o intuito de exemplificar a importância desse repertório, teve-se como objetivo analisar as produções de dois grandes artistas renomados: o poeta João Cabral de Melo Neto e o pintor Joan Miró, discutindo o diálogo artístico entre eles. Aparentemente, quase não se vê relevância nesta pesquisa para professores da Educação Infantil e Fundamental I, todavia o itinerário a ser seguido contribui para a formação docente, uma vez que, desde as séries iniciais, a criança tem contato com diferentes produções artísticas. Portanto, o olhar do professor deve estar voltado ao conhecimento mais complexo e mais aprofundado dessas análises. A pesquisa demonstrou que esse itinerário é o que proporciona descobertas relevantes que nutrirão o repertório docente, possibilitando-lhe a criação de situações que levem a criança ao conhecimento de mundo e à abertura para o sensível.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Magalhães Boainain, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora, doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Membro dos grupos de pesquisa  (CNPq): "A voz escrita infantil e juvenil" e "O narrador e as fronteiras do relato" (ambos pela PUC -SP).

Fabiana Frolini Marques Mangili, Faculdade Gran Tietê

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Professora na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita) e Faculdade Galileu (Botucatu).

Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Faculdade Gran Tietê

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP-Bauru). Docente na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita). Psicóloga Escolar.  

Referências

ATHAYDE, F. Ideias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: 1998, p. 21-22; 54-55; 99-101; 129-132.

CAMPOS, A. Verso Reverso Controverso. São Paulo: Perspectiva, 1980, p.123-130.

CAMPOS, A. Poesia Antipoesia Antropofagia. São Paulo: Cortez & Maraes, 1978, p.49-55.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T.C. Português: Linguagens. São Paulo: Atual, 2003, p. 458; 466-469.

ESPÍNOLA, A. Dando a Ver Cabral. Entre Livros. São Paulo, v2, n.13, p.36-40, maio. 2006.

LIMA, L. C. Lira e antilira. In: Cabral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1995, p.247-259; 298-315.

MELO NETO, J.C. João Cabral de Melo Neto; organização, apresentação e notas Luiz Raul Machado; ensaio Carlito Azevedo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

MELO NETO, J.C. Obra Completa; organização Marly Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p.105-115; 279-287; 294; 685-688; 691-720; 723-737; 741-770.

MELO NETO, J.C. Cadernos de Literatura Brasileira. São Paulo: M. A. S., 1998, p.07-102.

MIRÓ, J. A Cor dos Meus Sonhos. Entrevistas com Georges Raillard. Tradução Neide Luzia de Rezende. São Paulo: Estação Liberdade, 1989, 212 p.

PICASSO, P.; MODIGLIANI, A. C.; MIRÓ, J. Os Grandes Artistas Modernos. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p.53-64.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Moraes, R. A. de A., Boainain, R. M. ., Mangili, F. F. M. ., & Dias Fuzinelli, J. P. . (2022). MIRÓ E CABRAL: UMA CONTRIBUIÇÃO INTERTEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 209–227. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4127

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)