INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
Palavras-chave:
Pessoa com Deficiência; Síndrome de Down; Relação Escola-Família; Inclusão.Resumo
Frente a temática da inclusão, discussões sobre a importância da relação família-escola são pertinentes no que se refere à socialização das crianças com Síndrome de Down. Nesta perspectiva, o presente ensaio teve como principal objetivo explorar a literatura científica acerca dos desafios encontrados por pais, pela família e por professores no processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down. Em específico, buscou-se propor discussões sobre a importância da conscientização e colaboração da comunidade para a mudança do paradigma da inclusão. Para tanto, foram selecionados artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos encontrados na base de dados Google Scholar, sem limitação de período, a partir das seguintes palavras-chave: Pessoas com deficiência; Síndrome de Down; Inclusão; História das pessoas com deficiência; Diagnóstico de filho com deficiência e; Relação Família-Escola. Dentre os principais fatores que influenciam no processo de inclusão da criança com Síndrome de Down, destacam-se os sentimentos, crenças e estigmas dos pais, familiares, profissionais da escola e da sociedade sobre a capacidade da criança em lidar com as outras pessoas e aprender, a falta de suporte da família e a falta de apoio/orientação de uma equipe interdisciplinar. A inclusão de pessoas com deficiência ainda se depara com barreiras e desafios que precisam ser rompidos, contudo, por meio da participação ativa da comunidade científica e dos movimentos político-sociais, tem se percebido mudanças nesse cenário.
Downloads
Referências
ANHÃO, P. P. G.; PFEIFER, L. I.; SANTOS, J. L. Interação social de crianças com síndrome de Down na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.16, n.1, p.31-46 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000100004>. Acesso em: 19 mar. 2021.
ARAÚJO, R. D. C. F. A Síndrome de Down numa perspectiva da paternagem. 2002.Disponível em:< https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9185>. Acesso em: 07 ago. 2021.
BARBOSA, A. J. G.; ROSINI, D. C.; PEREIRA, A. A. Atitudes parentais em relação à educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, p. 447-458, 2007. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbee/a/rS5X5Hq5J99zT8fDnwG7FnD/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 05 ago. 2021.
BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BERGAMO, R. B. Educação especial: pesquisa e prática. Curitiba: Ibpex, 2010.
BOGO, M. L. F.; CAGNINI, Z. V. S.; RADUENZ, M. Momento do diagnóstico de deficiência: sentimentos e modificações na vida dos pais. s/v, s/n, s/p. 2014. Disponível em:<https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/momento-do-diagnostico-de-deficiencia-sentimentos-e-modificacoes-na-vida-dos-pais>. Acesso em: 20 mai. 2021.
COELHO, C. A síndrome de Down. Psicologia.pt. s/v, s/n, pp. 1-14, 2016. Disponível em:< https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0963.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.
COLNAGO, N.A.S. Orientação para pais de crianças com síndrome de down: elaborando e testando um programa de intervenção. [Tese]. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2000. Disponível em:< https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19112008-214630/publico/Teseneucideia.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.
FERNANDES, S. Fundamentos para Educação Especial. 2.ed. Curitiba: Ibpex, 2011.
FERREIRA, M. M. Educação inclusiva: inclusão de crianças com Síndrome de Down no ciclo I do ensino fundamental. Lins: 2009. Disponível em:< http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC31441044850.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
FERREIRA, M. et al. Repercussões do Diagnóstico de Síndrome de Down na Perspectiva Paterna. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pcp/a/bN73Yh7Q4xKKPdxf95CdfVL/?lang=pt>. Acesso em: 07 ago. 2021.
FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, p. 5-20, 2008. Disponível em:< https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5299>. Acesso em: 07 ago. 2021.
GARCIA, P.; PAZ, F. J. Educação Inclusiva no ambiente universitário. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 3 mar. 2020. Disponível em:< https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/101076>. Acesso em: 19 mar. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Pessoas com Deficiência, 2010. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,-2,-3,128&ind=4643> Acesso em: 03 Mar. 2021.
IERVOLINO, S. A. Estudo das percepções, sentimentos e concepções para entender o luto de familiares de portadores da síndrome de down da cidade de Sobral – Ceará [Tese]. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em:< https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-24072006-142457/publico/tese.pdf>. Acesso em 21 mar. 2021.
JUNIOR, G.A.F.; MESSA, A. A. Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares. Brasília, v.27, n.2, pp. 236-245, 2007. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000200006#:~:text=O%20nascimento%20de%20uma%20crian%C3%A7a,uma%20crian%C3%A7a%20ao%20sistema%20familiar.%22>. Acesso em: 19 mar. 2021.
JUNIOR, J. V.; LIMA, A. L.S. A inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Criciúma, v.9, n.1, pp.76 – 87, 2011. Disponível em:< http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/view/1595/1508>. Acesso em 09 ago. 2021.
MAZZOTTA, M. J. S.; D’ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e sociedade. v. 20, n.2, pp. 377- 389, 2011. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000200010>. Acesso em: 27 mar. 2021.
MELO, F. O. S. A história da Educação Especial rumo à inclusão: um desafio a conquistar. 2011. Disponível em:< https://www.webartigos.com/artigos/a-historia-da-educacao-especial-rumo-a-inclusao-um-desafio-a-conquistar/68960/#ixzz3pAA4t3kr>. Acesso em 27 de mai. 29.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. A. Temas em Educação Especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCAR, 2009.
MOVIMENTO DOWN. Síndrome de Down: o que é. Disponível em:< http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/>. Acesso em: 07 mai. 2019.
NUNES, F. C.; COSTA, J. S.; GUMARÃES, M. T. O papel da família na interação de crianças portadoras da síndrome de Down no meio social. 2013. Disponível em:< http://www.profala.com/artsindrome16.htm>. Acesso em 24 mai. 2019.
OLIVEIRA, A. F.; RODRIGUES, G. M. Intervenção profissional na inclusão de crianças com deficiências no ensino regular: um estudo piloto. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2006. Disponível em:< https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-5-especial-2006/art03_edfis5nE.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, OMS. Relatório mundial sobre a deficiência/The World Bank. Traduzido por Lexicus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012.
PAPALIA, D.E.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PEÑUELAS, B.G. Como promover a autonomia pessoal do meu filho com síndrome de down. Revista virtual de síndrome de down. s/v, n. 201, 2018. Disponível em:< https://www.down21.org/revista-virtual/1743-revista-virtual-2018/revista-virtual-sindrome-de-down-febrero-2018-n-201/3158-articulo-profesional-como-favorecer-la-autonomia-personal-de-mi-hijo.html>. Acesso em: 20 mar. 2021.
PEREIRA, L. E.R. Percepção de educadores sobre o processo de inclusão em uma unidade municipal de educação infantil. Belo Horizonte: 2012. Disponível em:< https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRMLX/1/luzia_acpp_final.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
PINTO, N.; MORGADO, J. A. M. Atitudes de pais e professores perante a inclusão. 12. º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática, p. 471-491, 2012. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/70650382.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2021.
PICININI, C. A.et al. Expectativas e sentimentos de pais em relação ao bebê durante a gestação. Campinas: 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2009000300010. Acesso em: 19 mar. 2021.
RODRIGUEZ, F. T.; CARNEIRO, T. F. Os bebês com síndrome de Down e seus pais: novas propostas para intervenção. Campinas: 2012. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2012000500019&script=sci_arttext>. Acesso em 21 mar. 2021.
SAAD, S. N. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com síndrome de down. Revista Brasileira de Educação Especial.Marília, Jan.-Jun. 2003, v.9, n.1, p.57-78. Disponível em:< https://www.abpee.net/pdf/artigos/art-9-1-6.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
SALES, F. A influência familiar no desenvolvimento das pessoas com deficiência. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Campo Largo, v. 16, n. 1 e 2, abril de 2017. Disponível em:< http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/2360/905>. Acesso em: 20 mar. 2021.
SILVA, F. O. D.; NASCIMENTO, H. C.; SOARES, M. H. Inclusão escolar para crianças com síndrome de down. Repositório Institucional da Faculdade Doctum da Serra, 2018. Disponível em:< https://dspace.doctum.edu.br/handle/123456789/1912>. Acesso em: 04 ago. 2021.
SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 503-514, 2003. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/prc/a/xpNwJnCD8QvTP6YS9nCpfmx/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 07 ago. 2021.
SANTOS, A. S. Contribuição para adaptação transcultural do instrumento “adaptação e resiliência em famílias de indivíduos com síndrome de down” para o português do Brasil. São Paulo: 2014. Disponível em:< https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/78592/2/34673.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
SANTOS, J. A.; FRANCESCHINI, S. C. C.; PRIORE, S. E. Curvas de crescimento para crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. v. 21, n.2, pp.144-148, 2006.
SANTOS, M. C. D. Marcos legais da educação infantil inclusiva. Pinheiros: 2016. Disponível em:< https://diversa.org.br/artigos/marcos-legais-da-educacao-infantil-inclusiva/?gclid=Cj0KCQjwutaCBhDfARIsAJHWnHuE6IMihhvGEmcK3svCWFhuGfZwwCbToxKYutjrOXd6BCmRLWXTRsUaAtfmEALw_wcB>. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUSA, E. M. Políticas Públicas e a Inclusão Social da Síndrome de Down. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v.1, n.2, pp 987-1050, Julho de 2017. Disponível em:< https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/sindrome-de-down>. Acesso em: 19 de mar. 2021.
SOUSA SANTOS, N. S. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Revista Docentes, v. 3, n. 7, 2018. Disponível em:< https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/82>. Acesso em 05 ago. 2021.
VARELLA, D. Doenças e sintomas: síndrome de Down. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-down/>. Acesso em: 07 mai. 2019.
WUO, A. S. A construção social da Síndrome de Down. Cadernos de Psicopedagogia, v.6, n.11. São Paulo: 2007. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492007000100002#enda>. Acesso em: 27 mar. 2021.