INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência; Síndrome de Down; Relação Escola-Família; Inclusão.

Resumo

Frente a temática da inclusão, discussões sobre a importância da relação família-escola são pertinentes no que se refere à socialização das crianças com Síndrome de Down. Nesta perspectiva, o presente ensaio teve como principal objetivo explorar a literatura científica acerca dos desafios encontrados por pais, pela família e por professores no processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down. Em específico, buscou-se propor discussões sobre a importância da conscientização e colaboração da comunidade para a mudança do paradigma da inclusão. Para tanto, foram selecionados artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos encontrados na base de dados Google Scholar, sem limitação de período, a partir das seguintes palavras-chave: Pessoas com deficiência; Síndrome de Down; Inclusão; História das pessoas com deficiência; Diagnóstico de filho com deficiência e; Relação Família-Escola. Dentre os principais fatores que influenciam no processo de inclusão da criança com Síndrome de Down, destacam-se os sentimentos, crenças e estigmas dos pais, familiares, profissionais da escola e da sociedade sobre a capacidade da criança em lidar com as outras pessoas e aprender, a falta de suporte da família e a falta de apoio/orientação de uma equipe interdisciplinar. A inclusão de pessoas com deficiência ainda se depara com barreiras e desafios que precisam ser rompidos, contudo, por meio da participação ativa da comunidade científica e dos movimentos político-sociais, tem se percebido mudanças nesse cenário.

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Biografia do Autor

  • Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Faculdade Gran Tietê

    Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru). Docente na Faculdade Gran Tietê e Psicóloga Escolar.

  • Rosemary Aparecida de Almeida Moraes, Faculdade Gran Tietê

    Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jaú. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Docente na Faculdade Gran Tietê e PEB II da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo na EMTI Dr. Geraldo Pereira de Barros.

  • Fabiana Frolini Marques Mangili, Faculdade Gran Tietê

    Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Professora na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita) e Faculdade Galileu(Botucatu).

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA . (2022). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 195-208. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4135

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