INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência; Síndrome de Down; Relação Escola-Família; Inclusão.

Resumo

Frente a temática da inclusão, discussões sobre a importância da relação família-escola são pertinentes no que se refere à socialização das crianças com Síndrome de Down. Nesta perspectiva, o presente ensaio teve como principal objetivo explorar a literatura científica acerca dos desafios encontrados por pais, pela família e por professores no processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down. Em específico, buscou-se propor discussões sobre a importância da conscientização e colaboração da comunidade para a mudança do paradigma da inclusão. Para tanto, foram selecionados artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos encontrados na base de dados Google Scholar, sem limitação de período, a partir das seguintes palavras-chave: Pessoas com deficiência; Síndrome de Down; Inclusão; História das pessoas com deficiência; Diagnóstico de filho com deficiência e; Relação Família-Escola. Dentre os principais fatores que influenciam no processo de inclusão da criança com Síndrome de Down, destacam-se os sentimentos, crenças e estigmas dos pais, familiares, profissionais da escola e da sociedade sobre a capacidade da criança em lidar com as outras pessoas e aprender, a falta de suporte da família e a falta de apoio/orientação de uma equipe interdisciplinar. A inclusão de pessoas com deficiência ainda se depara com barreiras e desafios que precisam ser rompidos, contudo, por meio da participação ativa da comunidade científica e dos movimentos político-sociais, tem se percebido mudanças nesse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Faculdade Gran Tietê

Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unesp-Bauru). Docente na Faculdade Gran Tietê e Psicóloga Escolar.

Rosemary Aparecida de Almeida Moraes, Faculdade Gran Tietê

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jaú. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Docente na Faculdade Gran Tietê e PEB II da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo na EMTI Dr. Geraldo Pereira de Barros.

Fabiana Frolini Marques Mangili, Faculdade Gran Tietê

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Professora na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita) e Faculdade Galileu(Botucatu).

Referências

ANHÃO, P. P. G.; PFEIFER, L. I.; SANTOS, J. L. Interação social de crianças com síndrome de Down na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.16, n.1, p.31-46 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000100004>. Acesso em: 19 mar. 2021.

ARAÚJO, R. D. C. F. A Síndrome de Down numa perspectiva da paternagem. 2002.Disponível em:< https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9185>. Acesso em: 07 ago. 2021.

BARBOSA, A. J. G.; ROSINI, D. C.; PEREIRA, A. A. Atitudes parentais em relação à educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, p. 447-458, 2007. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbee/a/rS5X5Hq5J99zT8fDnwG7FnD/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 05 ago. 2021.

BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BERGAMO, R. B. Educação especial: pesquisa e prática. Curitiba: Ibpex, 2010.

BOGO, M. L. F.; CAGNINI, Z. V. S.; RADUENZ, M. Momento do diagnóstico de deficiência: sentimentos e modificações na vida dos pais. s/v, s/n, s/p. 2014. Disponível em:<https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/momento-do-diagnostico-de-deficiencia-sentimentos-e-modificacoes-na-vida-dos-pais>. Acesso em: 20 mai. 2021.

COELHO, C. A síndrome de Down. Psicologia.pt. s/v, s/n, pp. 1-14, 2016. Disponível em:< https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0963.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.

COLNAGO, N.A.S. Orientação para pais de crianças com síndrome de down: elaborando e testando um programa de intervenção. [Tese]. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2000. Disponível em:< https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19112008-214630/publico/Teseneucideia.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2021.

FERNANDES, S. Fundamentos para Educação Especial. 2.ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

FERREIRA, M. M. Educação inclusiva: inclusão de crianças com Síndrome de Down no ciclo I do ensino fundamental. Lins: 2009. Disponível em:< http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC31441044850.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

FERREIRA, M. et al. Repercussões do Diagnóstico de Síndrome de Down na Perspectiva Paterna. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pcp/a/bN73Yh7Q4xKKPdxf95CdfVL/?lang=pt>. Acesso em: 07 ago. 2021.

FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, p. 5-20, 2008. Disponível em:< https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5299>. Acesso em: 07 ago. 2021.

GARCIA, P.; PAZ, F. J. Educação Inclusiva no ambiente universitário. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 2, 3 mar. 2020. Disponível em:< https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/101076>. Acesso em: 19 mar. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Pessoas com Deficiência, 2010. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&cat=-1,-2,-3,128&ind=4643> Acesso em: 03 Mar. 2021.

IERVOLINO, S. A. Estudo das percepções, sentimentos e concepções para entender o luto de familiares de portadores da síndrome de down da cidade de Sobral – Ceará [Tese]. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em:< https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-24072006-142457/publico/tese.pdf>. Acesso em 21 mar. 2021.

JUNIOR, G.A.F.; MESSA, A. A. Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares. Brasília, v.27, n.2, pp. 236-245, 2007. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000200006#:~:text=O%20nascimento%20de%20uma%20crian%C3%A7a,uma%20crian%C3%A7a%20ao%20sistema%20familiar.%22>. Acesso em: 19 mar. 2021.

JUNIOR, J. V.; LIMA, A. L.S. A inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino regular. Criciúma, v.9, n.1, pp.76 – 87, 2011. Disponível em:< http://periodicos.unesc.net/iniciacaocientifica/article/view/1595/1508>. Acesso em 09 ago. 2021.

MAZZOTTA, M. J. S.; D’ANTINO, M. E. F. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde e sociedade. v. 20, n.2, pp. 377- 389, 2011. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000200010>. Acesso em: 27 mar. 2021.

MELO, F. O. S. A história da Educação Especial rumo à inclusão: um desafio a conquistar. 2011. Disponível em:< https://www.webartigos.com/artigos/a-historia-da-educacao-especial-rumo-a-inclusao-um-desafio-a-conquistar/68960/#ixzz3pAA4t3kr>. Acesso em 27 de mai. 29.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. A. Temas em Educação Especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCAR, 2009.

MOVIMENTO DOWN. Síndrome de Down: o que é. Disponível em:< http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/>. Acesso em: 07 mai. 2019.

NUNES, F. C.; COSTA, J. S.; GUMARÃES, M. T. O papel da família na interação de crianças portadoras da síndrome de Down no meio social. 2013. Disponível em:< http://www.profala.com/artsindrome16.htm>. Acesso em 24 mai. 2019.

OLIVEIRA, A. F.; RODRIGUES, G. M. Intervenção profissional na inclusão de crianças com deficiências no ensino regular: um estudo piloto. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2006. Disponível em:< https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-5-especial-2006/art03_edfis5nE.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, OMS. Relatório mundial sobre a deficiência/The World Bank. Traduzido por Lexicus Serviços Linguísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012.

PAPALIA, D.E.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PEÑUELAS, B.G. Como promover a autonomia pessoal do meu filho com síndrome de down. Revista virtual de síndrome de down. s/v, n. 201, 2018. Disponível em:< https://www.down21.org/revista-virtual/1743-revista-virtual-2018/revista-virtual-sindrome-de-down-febrero-2018-n-201/3158-articulo-profesional-como-favorecer-la-autonomia-personal-de-mi-hijo.html>. Acesso em: 20 mar. 2021.

PEREIRA, L. E.R. Percepção de educadores sobre o processo de inclusão em uma unidade municipal de educação infantil. Belo Horizonte: 2012. Disponível em:< https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRMLX/1/luzia_acpp_final.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

PINTO, N.; MORGADO, J. A. M. Atitudes de pais e professores perante a inclusão. 12. º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática, p. 471-491, 2012. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/70650382.pdf>. Acesso em: 07 ago. 2021.

PICININI, C. A.et al. Expectativas e sentimentos de pais em relação ao bebê durante a gestação. Campinas: 2009. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2009000300010. Acesso em: 19 mar. 2021.

RODRIGUEZ, F. T.; CARNEIRO, T. F. Os bebês com síndrome de Down e seus pais: novas propostas para intervenção. Campinas: 2012. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2012000500019&script=sci_arttext>. Acesso em 21 mar. 2021.

SAAD, S. N. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com síndrome de down. Revista Brasileira de Educação Especial.Marília, Jan.-Jun. 2003, v.9, n.1, p.57-78. Disponível em:< https://www.abpee.net/pdf/artigos/art-9-1-6.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

SALES, F. A influência familiar no desenvolvimento das pessoas com deficiência. Revista Eletrônica de Ciências da Educação. Campo Largo, v. 16, n. 1 e 2, abril de 2017. Disponível em:< http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/2360/905>. Acesso em: 20 mar. 2021.

SILVA, F. O. D.; NASCIMENTO, H. C.; SOARES, M. H. Inclusão escolar para crianças com síndrome de down. Repositório Institucional da Faculdade Doctum da Serra, 2018. Disponível em:< https://dspace.doctum.edu.br/handle/123456789/1912>. Acesso em: 04 ago. 2021.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 503-514, 2003. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/prc/a/xpNwJnCD8QvTP6YS9nCpfmx/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 07 ago. 2021.

SANTOS, A. S. Contribuição para adaptação transcultural do instrumento “adaptação e resiliência em famílias de indivíduos com síndrome de down” para o português do Brasil. São Paulo: 2014. Disponível em:< https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/78592/2/34673.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

SANTOS, J. A.; FRANCESCHINI, S. C. C.; PRIORE, S. E. Curvas de crescimento para crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. v. 21, n.2, pp.144-148, 2006.

SANTOS, M. C. D. Marcos legais da educação infantil inclusiva. Pinheiros: 2016. Disponível em:< https://diversa.org.br/artigos/marcos-legais-da-educacao-infantil-inclusiva/?gclid=Cj0KCQjwutaCBhDfARIsAJHWnHuE6IMihhvGEmcK3svCWFhuGfZwwCbToxKYutjrOXd6BCmRLWXTRsUaAtfmEALw_wcB>. Acesso em: 20 mar. 2021.

SOUSA, E. M. Políticas Públicas e a Inclusão Social da Síndrome de Down. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v.1, n.2, pp 987-1050, Julho de 2017. Disponível em:< https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/sindrome-de-down>. Acesso em: 19 de mar. 2021.

SOUSA SANTOS, N. S. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Revista Docentes, v. 3, n. 7, 2018. Disponível em:< https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/view/82>. Acesso em 05 ago. 2021.

VARELLA, D. Doenças e sintomas: síndrome de Down. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-down/>. Acesso em: 07 mai. 2019.

WUO, A. S. A construção social da Síndrome de Down. Cadernos de Psicopedagogia, v.6, n.11. São Paulo: 2007. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492007000100002#enda>. Acesso em: 27 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Silva, L. P. de N., Fuzinelli, J. P. D., Moraes, R. A. de A. ., & Mangili, F. F. M. . (2022). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA . Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 195–208. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4135

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)