DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPERIENTES: MARCAS POSITIVAS E NEGATIVAS VIVENCIADAS AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE

Autores

  • Juliana Pedroso Bruns Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Rita Buzzi Rausch UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente. Professores Alfabetizadores Experientes. Formação de professores.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo desvelar as marcas positivas e negativas na trajetória docente de seis professoras alfabetizadoras experientes que atuam há mais de quinze anos na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC). A opção por professoras alfabetizadoras experientes, justifica-se pela trajetória já vivenciada por essas professoras no exercício de sua profissão. Como referencial teórico elegeu-se as contribuições de Marcelo; García (1999, 2009), Vaillant e Marcelo (2012, 2015), Imbernón (2010, 2011), e Nóvoa (1992, 1999, 2000, 2009, 2010) para dialogar com as narrativas das professoras participantes. A pesquisa é de abordagem qualitativa e biográfica denominada “história de vida”, e a análise dos dados ocorreu mediante a análise textual discursiva. Os resultados evidenciaram que as marcas positivas apontam para a formação e cursos oferecidos pelo município por meio do governo federal; o diálogo e a colaboração da família na relação do trabalho pedagógico; a relação com as crianças e a aprendizagem da leitura e da escrita. As marcas negativas revelam a falta de cursos destinados aos professores alfabetizadores; falta de formação continuada atrelada às reais necessidades dos professores; dificuldades com a família quando os pais duvidam do trabalho que realizam; inclusão na sala de aula e a falta de apoio dos familiares nesse processo. Espera-se, que as narrativas das professoras alfabetizadoras mais experientes, contribua para uma reflexão na formação de professores, auxiliando sobretudo, os professores alfabetizadores iniciantes na profissão.

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Biografia do Autor

  • Juliana Pedroso Bruns, Universidade Regional de Blumenau - FURB

    Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau - (PPGE-FURB). Bolsista do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Integrante da linha de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Educacionais e Práticas Educativas e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE). Integrante do Grupo de Pesquisa Leituras em Educação, Saúde, Esporte e Lazer (LESEL). Especialista em Educação pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, na qual foi bolsista pela UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) - 2017/2018. Pedagoga, licenciada pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE (2016). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no qual atuou de 2012 a 2014 no subprojeto de alfabetização e letramento na educação infantil e em 2015 na secretaria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Possui experiência em docência desde 2012 em educação infantil e nos anos iniciais, com ênfase em alfabetização e letramento

  • Rita Buzzi Rausch, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

    Cursei Pedagogia na FURB; Especialização em Alfabetização na UNIVALI; Mestrado em Educação na FURB; Doutorado em Educação na UNICAMP e Pós-doutorado em Educação na UFSC. Atuei como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Atuei como professora e pesquisadora na FURB, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Assumi a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras no período de julho/2014 a julho/2018. Coordenei o PIBID Pedagogia: Alfabetização e Letramento em 2010 a 2018. Atualmente sou professora aposentada e atuo como professora visitante (20h) no PPGE da FURB e integro a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas educacionais e práticas educativas e lidero o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Atuo também como professora visitante (20h) na UNIVILLE e integro o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR. Sou integrante do NUPEDOC - Núcleo de Formação de Professores, Escola, Cultura e Arte da UFSC, da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes e da ANPEd. Atualmente sou coordenadora geral da comissão local da XIII ANPEd-Sul. Minhas pesquisas abordam o desenvolvimento profissional docente, principalmente a formação inicial e continuada de professores.

Referências

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPERIENTES: MARCAS POSITIVAS E NEGATIVAS VIVENCIADAS AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 125-144. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3675

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