UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO CEARENSE NA ÁREA DE LINGUAGENS: REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DAS CULTURAS INDÍGENAS

Autores

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Francisco Tadeu Teófilo Arrais Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • George Almeida Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Palavras-chave:

Culturas indígenas, Ensino, Ensino médio, Unidades curriculares eletivas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a inserção das culturas indígenas na área de linguagens e suas tecnologias no catálogo de UCE do Estado do Ceará. Nesse sentido, buscaremos apresentar possibilidades para o desenvolvimento das culturas indígenas na escola, ampliando as percepções para que esse fenômeno seja problematizado de forma crítica e reflexiva. Enquanto recurso metodológico, utilizamos a análise documental, em que foi analisado o catálogo de Unidades Curriculares Eletivas (UCE) do Estado do Ceará. As discussões apresentadas neste estudo consideraram os seguintes elementos presentes nas UCE’s: (i) conteúdos de ensino e aprendizagem; (ii) fundamentos teóricos; (iii) articulação entre o universal e o local na disciplina; (iv) abordagem da questão da diversidade na UCE e (v) objetivos e habilidades apresentadas. Ao analisarmos o quantitativo de UCE’s da área de linguagens e suas tecnologias, percebemos que essa área possui um total de 112 componentes. Ao considerarmos o quantitativo de UCE’s que tratam das culturas indígenas, encontramos apenas quatro eletivas, correspondendo apenas a 3,5% da área. Salientamos que o quantitativo de eletivas relacionadas às culturas indígenas é muito baixo, reduzindo as possibilidades de inserção dessa temática nos itinerários formativos. Também destacamos que as UCE’s apresentadas no documento analisado apresentam dissonâncias entre objetivos, competências e habilidades propostas, favorecendo o desenvolvimento de interpretações errôneas sobre os conhecimentos relacionados as culturas indígenas, podendo contribuir para o reforço de estereótipos.

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Biografia do Autor

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Mestranda em Letras pela Universidade Regional do Cariri -- URCA/CE. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri URCA/CE. Foi Bolsista de iniciação científica do PIBIC/FUNCAP - URCA/CE. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Ciência e Tecnologia da Universidade Regional do Cariri. Pós-graduanda em Letras e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).Realiza pesquisas nas áreas de literatura indígena, dramaturgia indígena, e os processos de ensino da língua portuguesa na educação básica.

  • Francisco Tadeu Teófilo Arrais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Graduado em Letras/ Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (2013) e Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2016); Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional - Faculdade Única/Instituto PROMINAS (2022); Mestrando em Letras - CFP/PROFLETRAS - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuou como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Araripe - Ceará. Atuou como Formador Municipal do Eixo Língua Portuguesa e Literatura e Formação do Leitor (6º ao 9º ano e 4º e 5º ano do Ensino Fundamental) no âmbito do Programa MAISPAIC; Professor Efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campos Sales. Atuou como Professor temporário da Rede Estadual de Ensino do Ceará de 2013 a 01/2023; atuou como Formador Regional de Professores de Língua Portuguesa na 18ª Coordenadoria Regional de desenvolvimento da Educação de Março de 2021 a dezembro de 2022; atuação como Tutor no Curso de Formação para Professores de Língua Portuguesa do Programa Aprender pra valer da iniciativa Foco na Aprendizagem - SEDUC/Ceará, de março de 2021 a dezembro de 2022; atuou como Professor Coordenador da Área de Linguagens e suas Tecnologias da EEM de Campos Sales - Campos Sales - Ceará, no período de março de 2018 a Janeiro de 2023. Pesquisador na área de concentração Linguagens e Letramentos.

  • Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

    Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2019) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS, professor colaborador do Mestrado Acadêmico em Educação Física da UNIVASF e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

  • George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

    Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS DO ENSINO MÉDIO CEARENSE NA ÁREA DE LINGUAGENS: REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DAS CULTURAS INDÍGENAS. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-15, e244819. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4819

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