AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E SUAS MÚLTIPLAS VIOLÊNCIAS: O BIOPODER E SUAS MARCAS NA EDUCAÇÃO FORMAL
Palavras-chave:
violência na escola, diferenciação social, poder e educaçãoResumo
Considerando a necessidade de analisar a violência e suas determinações no ambiente das instituições de ensino e suas ramificações nas esferas da dominação e da segregação social, objetiva-se discutir os impactos das práticas da educação formal e suas possíveis relações com a biopolítica. Para tanto, procede-se da pesquisa bibliográfica de autores e autoras problematizadores das redes de poder implicadas no cenário educacional e suas possíveis consequências na reprodução dos elementos hegemônicos culturais da realidade objetiva, legitimando o discurso de universalização do ensino em contraposição ao respeito às diferenças. Desse modo, observa-se que as instituições educacionais auxiliam na perpetuação das desigualdades sociais, utilizando-se das violências em suas diversas dimensões nos atos pedagógicos e na ausência de problematização dos marcadores simbólicos das diferenças, o que permite concluir a necessidade de desnaturalização e estranhamento das ações efetivadas no interior destas agências de socialização e de construção dos sujeitos sociais.
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