A (DES)ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A PRODUÇÃO DA INDISCIPLINA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Escola pública, Adolescentes, Indisciplina, Ensino MédioResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva de estudantes de ensino médio considerados indisciplinados, as repercussões que a estrutura e a organização escolar têm em seus comportamentos dentro da escola. A pesquisa empírica foi de natureza exploratória-descritiva, fundamentada na abordagem qualitativa e com recorte transversal. Os participantes foram seis estudantes, sendo três meninos e três meninas, na faixa etária de 14 a 17 anos, indicados pela escola por serem considerados indisciplinados. O trabalho de campo foi conduzido em uma escola pública estadual de uma cidade de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados se deu por intermédio das produções de fotografias (métodos visuais), entrevistas semiestruturadas e entrevistas reflexivas. Todo o material foi transcrito integralmente e, posteriormente, analisado por meio da Técnica de Análise Temática. Os resultados indicaram críticas contundentes dos estudantes sobre a infraestrutura física da escola, bem como apontaram conteúdos pedagógicos descontextualizados, práticas descontinuadas e relacionamentos interpessoais conturbados, sobretudo com professores. Sumariamente, este estudo indicou que a percepção negativa dos estudantes quanto à estrutura da escola pode estar associada com a produção da indisciplina.
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