A (DES)ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A PRODUÇÃO DA INDISCIPLINA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Escola pública, Adolescentes, Indisciplina, Ensino Médio

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva de estudantes de ensino médio considerados indisciplinados, as repercussões que a estrutura e a organização escolar têm em seus comportamentos dentro da escola. A pesquisa empírica foi de natureza exploratória-descritiva, fundamentada na abordagem qualitativa e com recorte transversal. Os participantes foram seis estudantes, sendo três meninos e três meninas, na faixa etária de 14 a 17 anos, indicados pela escola por serem considerados indisciplinados. O trabalho de campo foi conduzido em uma escola pública estadual de uma cidade de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados se deu por intermédio das produções de fotografias (métodos visuais), entrevistas semiestruturadas e entrevistas reflexivas. Todo o material foi transcrito integralmente e, posteriormente, analisado por meio da Técnica de Análise Temática. Os resultados indicaram críticas contundentes dos estudantes sobre a infraestrutura física da escola, bem como apontaram conteúdos pedagógicos descontextualizados, práticas descontinuadas e relacionamentos interpessoais conturbados, sobretudo com professores. Sumariamente, este estudo indicou que a percepção negativa dos estudantes quanto à estrutura da escola pode estar associada com a produção da indisciplina.

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Biografia do Autor

  • Raul das Neves

    Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2015); e Especialista em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade Santa Cecilia (2012). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e Licenciado em Geografia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (2007). Participou do Grupo de Pesquisa GPPVS-UNOESTE em em 2017. Professor de Educação Básica (PEB II) titular de cargo de Geografia na E. E. Dom Antonio José dos Santos. Como experiência, atuou em escolas da rede estadual como Professor Coordenador do Ensino Médio em 2014 e 2019; vice-diretor de escola em 2014, 2016 e 2018; e diretor de escola substituto em 2016, 2018, 2019 e 2021. Atualmente, atuando como vice-diretor de escola na mesma Unidade Escolar supracitada. 

  • Alex Pessoa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália) e Pós-Doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. 

  • Neli Cacozza , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e graduada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Especialista em Terapia de Família e Casal pela Escola Paulista de Sociodrama Familiar Sistêmico e Terapeuta comunitária.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

A (DES)ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA E A PRODUÇÃO DA INDISCIPLINA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 311-330. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4651

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