AS NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA VARIACIONISTA NO ENSINO DA REDE PÚBLICA

Autores

  • SIMONE RODRIGUES PALOMARES ARNEDO UNOESTE

Palavras-chave:

ensino, língua materna, língua portuguesa, norma padrão, novas tendências metodológicas.

Resumo

O ensino da língua materna vem, ao longo dos anos, sofrendo algumas mudanças, com isto se torna necessário ter um novo olhar com relação ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina de língua portuguesa. Diante dessas mudanças, o presente estudo teve por objetivo discutir o fato de que a língua padrão deve ser aprendida na escola, porém não deve ser vista como única possibilidade de comunicação no mundo atual, além disso, pretende-se mostrar que é possível trabalhar a escrita e a gramática em sala de aula tendo o texto como objeto de estudo, dentro de uma abordagem sociolinguística variacionista, aplicando as novas tendências metodológicas no ensino da língua materna, conforme a visão de teóricos renomados. E, a partir da análise destas novas tendências, verificar se elas são utilizadas nas práticas de sala de aula, bem como nos materiais propostos por uma rede pública de ensino. Para a execução dessa pesquisa empregou-se o levantamento bibliográfico e uma análise documental do material didático utilizado pela rede pública de ensino. Concluiu-se, após a pesquisa, que os materiais analisados tentam utilizar as novas tendências no ensino da língua portuguesa, porém não a contento, assim fazem uma mescla entre o ensino tradicional e as novas abordagens propostas pelos autores, prevalecendo, na maioria das vezes, o ensino tradicional da língua, com foco na prescrição, no estudo de nomenclaturas e observação de erros ortográficos.

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Biografia do Autor

  • SIMONE RODRIGUES PALOMARES ARNEDO, UNOESTE
    Professora de língua portuguesa da rede pública do Estado de São Paulo e da rede SESI/SP

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

AS NOVAS TENDÊNCIAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE SOBRE O EMPREGO DA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA VARIACIONISTA NO ENSINO DA REDE PÚBLICA. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(2), 126-137. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1380

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