LINGUÍSTICA DE CORPUS E ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL

Autores

  • Raquel T. M. Mareco UNOESTE
  • Christiane da Cruz Maracci UNOESTE

Palavras-chave:

Língua inglesa, ESP, abordagem lexical.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a possibilidade de aplicação efetiva da linguística de corpus à prática de ensino de língua inglesa para fins específicos, considerando a indisponibilidade de recursos computacionais e softwares específicos da maioria das salas de aula. Para tanto, foram aplicadas sete atividades a um grupo de cinco alunos adultos, profissionais e estudantes da área de geografia, com nível de inglês pré-intermediário. Essas atividades foram divididas em duas aulas, com duração de noventa minutos cada e foram ministradas em língua materna. Ao final das duas aulas, constatou-se que todos os alunos realizaram as sete atividades sem grandes dificuldades, demonstrando a aplicabilidade da linguística de corpus em uma sala de aula sem recursos computacionais e a efetividade das atividades propostas. Essa efetividade foi devido à utilização de textos autênticos, da área de atuação dos alunos, o que tornou as aulas mais fidedignas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel T. M. Mareco, UNOESTE
    Licenciada em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista. Pós-graduanda em Ensino de Língua Inglesa pela mesma Universidade.
  • Christiane da Cruz Maracci, UNOESTE
    Bacharel em Turismo pela Faculdade de Presidente Prudente. Pós-graduanda em Ensino de Língua Inglesa pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Como Citar

LINGUÍSTICA DE CORPUS E ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL. (2012). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 7(1), 01-07. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/287

Artigos Semelhantes

1-10 de 162

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.