JENGA DOS ALCANOS: UMA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E LÚDICA PARA ENSINAR QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h545

Palavras-chave:

Apropriação; Atenção; Memorização; Pensamento.

Resumo

Vários são os conteúdos de caráter complexo no que tange ao ensino de Química. Ensinar tais conteúdos à alunos surdos, exige ressignificação, ademais para a Teoria Histórico-Cultural, a apropriação desses conceitos, exige o desenvolvimento da atenção voluntária, percepção, memória e pensamento, sendo assim: É possível considerar que os jogos adaptados sejam instrumentos mediadores para a apropriação e generalização dos conceitos de Química por alunos surdos? A elaboração e aplicação do Jogo Jenga, resultou dos estudos desenvolvidos nas disciplinas de “Instrumentação para o ensino de Química II” e “Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) II” da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A pesquisa-ação ocorreu numa escola de Educação Bilíngue para surdos, situada no oeste do Paraná, em uma turma de Ensino Médio, cuja amostra, 12 alunos surdos maiores de 18 anos. Os resultados obtidos com a análise qualitativa revelaram que: i) somente após a segunda rodada do jogo, ocorreu estímulos que induziram a atenção voluntária dos alunos; ii) o jogo proposto conduziu-os a percepção, pois na formação das estruturas, reconhecer as peças corretas a serem retiradas, era determinante; iii) o jogo promoveu a memorização, exigindo dos alunos, a formação das estruturas com o número correto de ligações para cada composto; iv) tanto a presença do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS), quanto o domínio da língua de sinais, apresentaram-se indispensáveis ao acesso e apropriação dos conceitos científicos. Quanto a generalização dos conceitos, este estudo demandaria mais tempo e condições de exaurir o conteúdo proposto.

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Biografia do Autor

  • Eliana Noelia Valdez Lugo, Birkbeck University of London

    Mestre em Neurociência Cognitiva e Neuropsicologia pela Birkbeck University of London. Graduada em Licenciatura em Química na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2015). Professora de língua alemã no programa Idiomas sem Fronteiras (ISF).

  • Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019 - 2022). Mestra em Educação pela UEM (2011-2013). Graduada em Educação Física pela Uniguaçú (2002 - 2005). Professora Adjunta de LIBRAS pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Formada Tradutora Intérprete de Língua de Sinais - TILS, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (2005).

  • Rosangela Marcilio Bogoni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialista em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) (2013), Educação para a Inclusão da Diversidade Especial e Social (2014). Graduada em Letras-Espanhol e respectivas literaturas pela Faculdade Dinâmica das Cataratas (2011). Servidora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Medianeira, desempenhando a função de Tradutora intérprete de LIBRAS, membra do Departamento de Educação (DEPED) e vice-coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UTFPR- MD.

  • Juliana Franzi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Tem Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu).  Atuou como docente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ( Diamantina - MG). 

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Publicado

2023-05-04

Como Citar

JENGA DOS ALCANOS: UMA ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E LÚDICA PARA ENSINAR QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 151-170. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h545

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