EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO POR CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pensamento, Conceitos, Psicologia, Pedagogia

Resumo

Este artigo realiza uma análise da relação entre educação escolar e desenvolvimento do pensamento por conceitos, utilizando as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. O texto faz parte de uma pesquisa teórico-conceitual que busca compreender a relação entre psicologia e educação, baseando-se na abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Para apresentar os resultados, foram selecionados três eixos de análise: o psiquismo humano a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e o papel do pensamento conceitual em seu processo de desenvolvimento; o conceito como uma atividade do pensamento; e o papel da educação escolar no processo de desenvolvimento conceitual. O texto destaca que o conceito é uma atividade composta por uma série de atos do pensamento que tem seu auge formativo a partir da adolescência. No entanto, ressalta que esse processo não ocorre naturalmente, sendo necessário que conteúdos sistematizados, como a ciência, a arte e a filosofia, sejam internalizados pelos estudantes, a fim de possibilitar o desenvolvimento dessa nova forma de pensamento.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Eleutério dos Anjos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO (UFCAT)

    Psicólogo, Mestre em Educação Escolar e Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara (com financiamento da CAPES). Entre os anos 2014 e 2022, atuou como Professor e Supervisor de Estágios em psicologia escolar e psicologia do esporte na Faculdade de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); foi Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNOESTE) - cursos de Mestrado e Doutorado; foi Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) e Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE. Atualmente é Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFCAT). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara e no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento; políticas educacionais e formação de professores.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO POR CONCEITOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 477-496. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4725

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