A ATIVIDADE LÚDICA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
Palavras-chave:
Lúdico, Desenvolvimento infantil, Educação física, Psicologia Histórico-cultural, Pedagogia Histórico-críticaResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar os aspectos lúdicos, representados pelos jogos e brincadeiras, e sua relação com o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, a partir da análise do novo currículo municipal da cidade de Presidente Prudente. A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos epistemológicos e metodológicos do método materialista histórico-dialético, utilizando como procedimento de pesquisa a análise do documenta, no que se refere à parte direcionada à Educação Infantil, mais especificamente o campo de experiência ´corpo, gestos e movimentos’. Com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-cultural, ressaltamos a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil e o processo de ensino-aprendizagem de crianças que se encontram na educação infantil, fato que justifica a análise da utilização do lúdico nas práticas pedagógicas realizadas nesta etapa da educação básica. Por meio da análise do currículo, emergiu os seguintes eixos temáticos: Cultura Corporal como meio de desenvolvimento cognitivo no período pré-escolar; a importância do jogo de papéis sociais para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar; as fases do jogo e da brincadeira no processo de ensino-aprendizagem; o lúdico e suas peculiaridades quanto à contribuição no desenvolvimento psíquico no período pré-escolar. Após a analisá-los, destacamos que o currículo contém um vasto conjunto de conhecimentos que, quando utilizados como ferramenta pedagógica, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da criança. Isso demonstra a importância e o valor desse documento para o processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento dos estudantes da rede municipal de ensino de Presidente Prudente.
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