EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO CULTURAL

Autores

  • Aliny Vieira Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0003-3184-1059
  • Eliana Alencar Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH https://orcid.org/0000-0002-4990-4487

Palavras-chave:

Educação escolar; Formação humana; Atividade pedagógica.

Resumo

Apoiados na tese vigotskiana de que o bom ensino é o que produz desenvolvimento humano, discute-se sobre a atividade pedagógica com vistas a colaborar com a humanização de estudantes. A pesquisa bibliográfica se fundamenta na Filosofia marxista, na Psicologia Histórico cultural e na Pedagogia Histórico Crítica e parte da premissa de que a educação é atividade social que medeia a humanização de seres humanos à medida em que favorece a apropriação da sua genericidade. Na escola, essa atividade adquire natureza e intencionalidade pedagógica e colabora com a apropriação de funções psicológicas superiores, impulsionando assim o desenvolvimento de subjetividades críticas e mais desenvolvidas.

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Biografia do Autor

  • Aliny Vieira, Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH.

  • Eliana Alencar, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH

    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Professora associada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana - NEPSH

     

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO CULTURAL. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 331-345. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4678

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