FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS ATUAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação infantil, Educação física escolar, Políticas públicas, EducaçãoResumo
O objetivo do presente estudo foi analisar em que medida as atuais políticas públicas educativas do Brasil tematizam e contextualizam os processos de formação de professores (iniciais e continuados) na Educação Infantil dentro do campo da Educação Física, procurando ainda compreender seus direcionamentos, impactos, proposições e implicações na contemporaneidade. Por meio de um ensaio teórico, com base em uma análise hermenêutica interpretativa, buscou-se escrutinar criticamente documentos contemporâneos a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada). Os resultados permitem compreender, por um lado, a invisibilidade da Educação Infantil em suas especificidades e características para os documentos supracitados, possibilitando inferir inúmeras vicissitudes dentro do campo da formação docente. Por outro lado, a Educação Física nesse nível de ensino aparece igualmente ábdita, de modo que é possível considerar que há atualmente no Brasil uma deliberada ação dos documentos e políticas públicas em furtar-se do debate que busca compreender esse componente curricular obrigatório dentro desse nível de ensino em específico. Nesse sentido, pode-se concluir que tanto a Educação Infantil quanto o componente curricular da Educação Física nesse nível de ensino são temas que se apresentam de forma incógnita e velada pelas atuais políticas públicas vigentes, ocasionando problemáticas que reverberam em impactos severos para o campo da formação de professores.
Downloads
Referências
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 4, p. 52-60, 2001. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2001.139594. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rpef/article/view/139594/134898. Acesso em: 10 jul. 2024.
BACHTCHEN, Danieli; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Formação continuada na Educação Infantil a partir da BNCC: percepções docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 227-256, jan./abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723825572024227. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24139/16711. Acesso em: 13 jul. 2024.
BRACHT, Valter. A Educação Física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In: MEDINA, João Paulo Subirá. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”. Campinas: Papirus, 2010. p. 99-116.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1998. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/PNQ_EI_Volume1.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CEB/CNE nº 07/2010, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: MEC, 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucoes-cp-2019#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202%2C%20de%2020%20de%20dezembro%20de,B%C3%A1sica%20(BNC%2DForma%C3%A7%C3%A3o). Acesso em: 13 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 01/2020, de 27 de outubro de 2020. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucoes-cp-2019#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202%2C%20de%2020%20de%20dezembro%20de,B%C3%A1sica%20(BNC%2DForma%C3%A7%C3%A3o). Acesso em: 13 jul. 2024.
CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 1, p. 241-250, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000200015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/DD3pk9KX3KWhBD94GbGbGHr/#. Acesso em: 14 jul. 2024.
GADAMER, Hans-Georg. Truth and Method. Bloomsbury Academic, 1975.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2019: resumo técnico. Brasília, DF: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/censos/censo-escolar. Acesso em: 13 jul. 2024.
KRAMER, Sonia. Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. A apropriação do brincar com o instrumento de disciplina e controle das crianças. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 7, n. 1, p. 81-91, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4518/451844613010.pdf. Acesso em 22 jul. 2024.
LIMA, Larissa Grigoletto de; SANDINI, Sabrina Plá. O brincar na Educação Infantil: dos documentos legais à atuação do professor. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 11, n. 22, p. 71-92, jul./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.71-92. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistaeduclings/article/view/5222/5125. Acesso em: 13 jul. 2024.
LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; NEVES, Fernanda Inocêncio Diniz. Onde está o brincar no curso de pedagogia? Existências e ausências na formação docente. Revista Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 28, n. 2, p. 1-15, out. 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10587. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10587/4224. Acesso em: 13 jul. 2024.
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz et al. Políticas públicas da educação infantil e sua relação com a educação física escolar no período 1990-2012. In: SILVA, Maria Vieira; MEDINA, Sarita (org.). Trabalho docente e políticas educacionais para a educação infantil: desafios contemporâneos. Uberlândia: EDUFU, 2014. p. 313-352.
RICOEUR, Paul. Do texto à ação: ensaios de hermenêutica II. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; GONÇALVES, Luiza Lana; SOUZA NETO, Samuel. A BNC-Formação no cenário da reabertura do debate político no Brasil: em questão, o desenvolvimento profissional docente. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 1-20, 2024.
SAITO, Heloisa Toshie Irie et al. A-do-le-ta: movimento e desenvolvimento de 0 a 3 anos de idade. Acta Scientiarum, Maringá, v. 44, n. 1, p. 1-12, 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52989. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52989/751375154304. Acesso em: 10 jul. 2024.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAYÃO, Deborah Thomé. Educação Física na Educação Infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, v. XI, n. 13, p. 224-225, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408/13211. Acesso em: 18 jul. 2024.
SMITH, Jonathan A.; FLOWERS, Paul; LARKIN, Michael. Interpretative Phenomenological Analysis: theory, method and research. London: Sage, 2009.