FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS ATUAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unicamp
  • Gustavo José de Santana Prefeitura Louveira

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação infantil, Educação física escolar, Políticas públicas, Educação

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar em que medida as atuais políticas públicas educativas do Brasil tematizam e contextualizam os processos de formação de professores (iniciais e continuados) na Educação Infantil dentro do campo da Educação Física, procurando ainda compreender seus direcionamentos, impactos, proposições e implicações na contemporaneidade. Por meio de um ensaio teórico, com base em uma análise hermenêutica interpretativa, buscou-se escrutinar criticamente documentos contemporâneos a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada). Os resultados permitem compreender, por um lado, a invisibilidade da Educação Infantil em suas especificidades e características para os documentos supracitados, possibilitando inferir inúmeras vicissitudes dentro do campo da formação docente. Por outro lado, a Educação Física nesse nível de ensino aparece igualmente ábdita, de modo que é possível considerar que há atualmente no Brasil uma deliberada ação dos documentos e políticas públicas em furtar-se do debate que busca compreender esse componente curricular obrigatório dentro desse nível de ensino em específico. Nesse sentido, pode-se concluir que tanto a Educação Infantil quanto o componente curricular da Educação Física nesse nível de ensino são temas que se apresentam de forma incógnita e velada pelas atuais políticas públicas vigentes, ocasionando problemáticas que reverberam em impactos severos para o campo da formação de professores.

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Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unicamp

    Bacharel (2010) e Licenciado (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior (2013). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2012). Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, com estágio de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá e no Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (PDSE - CAPES). Atualmente é professor doutor vinculado ao Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada - DEAFA, na Faculdade de Educação Física - FEF, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. 

  • Gustavo José de Santana, Prefeitura Louveira

    Professor de Educação Física escolar – Prefeitura Municipal de Louveira. Mestrando do Programa de Educação Física da Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Membro dos grupos: EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) e GEPFEF (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação no campo da Educação Física). ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8270-5672. E-mail: g181990@dac.unicamp.br.

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Publicado

2025-01-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS ATUAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-22, e244951. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4951

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