PUNIÇÃO OU RESSOCIALIZAÇÃO? A DUALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Michele Golam dos Reis Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Sistema Prisional, Punição, Ressocialização

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a dualidade do sistema prisional em relação à punição e à ressocialização, visto que a prisão inicialmente era concebida como uma instituição para a punição e de que maneira pode, simultaneamente, atuar como um espaço de ressocialização, promovendo a reintegração social dos indivíduos, contribuindo para a reinserção à sociedade de pessoas reabilitadas, em vez de agravarem suas condições iniciais. Esta pesquisa baseia-se nas contribuições de obras clássicas e atuais e utiliza como método a revisão bibliográfica, pesquisas recentes focadas nas relações entre punição e ressocialização no contexto prisional. O texto está organizado de maneira a abordar as penas ao longo da História: da Idade Antiga até a atualidade; a mudança das estruturas de aprisionamento e a transformação do sistema prisional: da punição à ressocialização. Tal percurso demonstrou que, embora haja uma evolução significativa no sistema prisional, focando cada vez mais na ressocialização, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para a efetivação plena desse objetivo. A análise sugere que a implementação eficaz de programas de ressocialização depende de uma mudança cultural e estrutural dentro das instituições prisionais, bem como do suporte contínuo da sociedade e do Estado.

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Biografia do Autor

  • Michele Golam dos Reis, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Residente Técnica em Gestão Pública na área de Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2022-2024. Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNICV) 2022-2023. Especialista em Gestão Pública pela UEPG 2020-2022. Atuou como bolsista do curso de Pedagogia no Programa Patronato de Campo Mourão (2018-2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (UNESPAR) 2016-2019. Iniciou os trabalhos como Pedagoga em 2020 na área de Educação Prisional. Realizou projetos voluntários na Cadeia Pública de Campo Mourão II 2020-2022. Responsável pelo projeto de Remição pela Leitura, Cursos Profissionalizantes, ENCCEJA, ENEM e Alfabetização na CPCAMP II e organizadora do Minicurso Preparatório de Redação para o ENCCEJA e ENEM pelo Complexo Social de Campo Mourão. Atualmente, trabalha como Pedagoga Residente no Complexo Social de Campo Mourão do Departamento de Polícia Penal do Paraná - DEPPEN e como Professora da Rede Municipal. Área de atuação e interesses de pesquisa: Educação, Sistema Prisional, Ressocialização.

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Especialização em Neuropedagogia na Educação. Especialização em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia, Educação Física e graduado em Nutrição. Exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura no Município de Marilândia do Sul - PR. Áreas de interesse: Cinema e Educação; Saúde na Escola; Família e Escola; Diversidade Sexual na Escola.

  • Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE), Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. É Coordenadora do GT23: Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd (2024-2026). É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora dos livros: 1) O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado, 2) VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA: contributos para a formação docente. 3) GÊNERO, DIREITOS E DIVERSIDADE SEXUAL: trajetórias escolares (Org.); 4) OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: entre políticas públicas e práticas pedagógicas (Org.), 5) Educação, saúde, gênero e sexualidade: diálogos possíveis (Org.), 6) Educação, gênero e feminismos: resistências bordadas com fios de luta (Org.). 7. Gênero e Sexualidade; interfaces educativas (Org.) 8) Gênero, sexualidades e diferenças: categorias de análises, (des)territórios de disputas e 9) Gêneros e Sexualidades: 10 anos de luta do NUDISEX (Org.). 10) Gênero, Sexualidade e Religião: diálogos em Espaços Plurais (Org.); 11) Diversidade Sexual e Identidade de Gênero: direitos e Disputas; 12) Empoderamento de meninas e para meninos (Org.). 13) Corpos em Dissidências a diferença nas educ(ações) democráticas (Org.)

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Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES - EM EDIÇÃO

Como Citar

PUNIÇÃO OU RESSOCIALIZAÇÃO? A DUALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-20, e244979. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4979

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