FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PANORAMA DOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO SISTEMA ACAFE EM SC
Palavras-chave:
Formação inicial, Pedagogia, Educação infantilResumo
O artigo, apresenta, resultados de uma pesquisa, em nível de mestrado, que objetivou analisar as configurações curriculares dos cursos de Pedagogia nas universidades catarinenses, elegendo a Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE como lócus de pesquisa. O sistema ACAFE reúne 16 Fundações Educacionais de Santa Catarina. Do total de 16 instituições de ensino superior que compõe o sistema ACAFE no Estado de Santa Catarina, 13 compuseram o corpus de análise da pesquisa em virtude de ofertarem o curso de licenciatura em Pedagogia modalidade presencial e pela disponibilidade das informações acerca desses cursos. A Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) foi o recurso metodológico utilizado para a organização e reunião de dados. As análises da pesquisa evidenciaram que muitas ementas dos componentes curriculares trouxeram conteúdos relacionados às especificidades da Educação Infantil, como: organização dos tempos e espaços e o cotidiano da Educação Infantil, documentação pedagógica: observação, registro, planejamento e avaliação, bem como conhecimentos referentes às linguagens, interações e brincadeiras. No entanto, as análises revelaram que ainda é preciso que os currículos dos cursos contemplem mais conhecimentos quanto ao cuidar e educar, a função social da Educação Infantil, a educação dos bebês e as implicações destas especificidades para o exercício da docência na Educação Infantil.
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