DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Kescy de Paula Dias
  • Valdinei Marcolla Instituto Federal Catarinense
  • Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Formação inicial; Formação profissional; Saberes docentes; Educação infantil; Prática pedagógica.

Resumo

A presente pesquisa, de natureza empírica, teve como objeto de investigação a relação estabelecida entre com os saberes da formação profissional e as práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil. O referencial teórico proposto é composto por autores como Huberman (1992), Borges (2004), Gauthier (2013), Tardif (2014) e Nóvoa (2019). Com base nesses autores, considerou-se como pressuposto que os docentes possuem um repertório de saberes específicos (saber da formação profissional, saber disciplinar, saber curricular e saber experiencial) que se relacionam e são mobilizados no exercício da profissão. A partir disso, delimitou-se como objetivos específicos: identificar como os saberes da formação profissional e experiências são percebidos pelas professoras e analisar, nas falas das participantes, a relação entre os dois saberes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa (Minayo, 2013), com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas virtualmente com cinco professoras de Educação Infantil da cidade de Videira, Santa Catarina. Através da coleta de dados, foi possível perceber que algumas participantes possuem um olhar distante ao falar sobre os saberes da formação profissional, situação que demonstra uma dicotomia entre teoria e prática. Constatou-se, também, que os saberes das experiências possuem muita relevância para as participantes, sendo o tempo de carreira um indicador significativo na análise das práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

  • Kescy de Paula Dias

    Especialista em Educação Especial pelo Instituto Facuminas e Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal Catarinense - campus Videira.

    Docente da Rede Estadual de Santa Catarina.

  • Valdinei Marcolla, Instituto Federal Catarinense

    Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
    Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Videira.

  • Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin, Instituto Federal Catarinense

    Doutora e mestra em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR).
    Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Videira.

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Publicado

2025-03-13

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Como Citar

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-16, e244971. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4971

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