DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Formação inicial; Formação profissional; Saberes docentes; Educação infantil; Prática pedagógica.Resumo
A presente pesquisa, de natureza empírica, teve como objeto de investigação a relação estabelecida entre com os saberes da formação profissional e as práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil. O referencial teórico proposto é composto por autores como Huberman (1992), Borges (2004), Gauthier (2013), Tardif (2014) e Nóvoa (2019). Com base nesses autores, considerou-se como pressuposto que os docentes possuem um repertório de saberes específicos (saber da formação profissional, saber disciplinar, saber curricular e saber experiencial) que se relacionam e são mobilizados no exercício da profissão. A partir disso, delimitou-se como objetivos específicos: identificar como os saberes da formação profissional e experiências são percebidos pelas professoras e analisar, nas falas das participantes, a relação entre os dois saberes. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa (Minayo, 2013), com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas virtualmente com cinco professoras de Educação Infantil da cidade de Videira, Santa Catarina. Através da coleta de dados, foi possível perceber que algumas participantes possuem um olhar distante ao falar sobre os saberes da formação profissional, situação que demonstra uma dicotomia entre teoria e prática. Constatou-se, também, que os saberes das experiências possuem muita relevância para as participantes, sendo o tempo de carreira um indicador significativo na análise das práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORGES, Cecília. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22 jul. 2024.
BRZEZINSKI, Iria. Políticas contemporâneas de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1139-1166, set. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5NFc5q49QjdB79GY9svbTdJ/#. Acesso em: 23 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400010
CASTAÑON, Gustavo Arja. Construtivismo e ciências humanas. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 36-49, 2005. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212005000200004. Acesso em: 22 jul. 2024.
FELIX, Carla Fernanda Figueiredo. Identidade profissional docente: tecendo histórias. 2015. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/956454. Acesso em: 22 jul. 2024.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Formação continuada de/para/com docentes: para quê? para quem? In: IMBERNON, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan. (orgs.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019, p. 96-109.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da oedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
GONÇALVES, José Alberto. Desenvolvimento profissional e carreira docente: fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, v. 8, p. 23-36, 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/131. Acesso em: 22 jul. 2024.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 31-46.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013.
MACENHAN, Camila; TOZETTO, Susana Soares; BRANDT, Célia Finck. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 505-525, maio/ago. 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8738/5156. Acesso em: 22 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0011
MARIN, Alda Junqueira. Da necessidade de rupturas: focalizando necessidades de novos saberes. In: CAVALCANTE, Maria Marina Dias; SALES, José Álbio Moreira de; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; LIMA, Maria Socorro Lucena. (orgs.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 46-61.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 27-42, abr. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3RwPLmZMRk35bjpfhPGDsTv/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 23 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, p. 5-14, set. 1997. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50/46. Acesso em: 22 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2006. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50
PINHEIRO, Geslaine Cristina Grayb; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Saberes docentes e a formação inicial do professor para as séries iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, IX; ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, III., 2009. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2885_1276.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. Disponível em:
https://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf. Acesso em: 22 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 112-128.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOIU: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
THERRIEN, Jacques. Uma abordagem para o estudo do saber de experiência das práticas educativas. Cadernos da pós-graduação em Educação, Fortaleza, v. 5, p. 01-04, 1996.
TOZETTO, Susana Soares. Os saberes da experiência e o trabalho docente. Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 3, p. 17-24, set./dez. 2011.