PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PNAIC-PRÉ-ESCOLA: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DE UM POLO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jordanna Castelo Branco Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Corsino UFRJ

Palavras-chave:

LEEI, PNAIC-Pré-escola, Rio de Janeiro

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil implantado com reduções no âmbito do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, nos anos de 2017 e 2018, no estado do Rio de Janeiro, dando destaque aos resultados da formação em um dos polos regionais do estado. A análise dos relatórios apresentados por formadoras municipais apontou potencialidades no PNAIC-Pré-Escola, mas o tempo reduzido destinado à formação deu pouca margem para aprofundar as articulações entre os conhecimentos, os momentos sensíveis com as artes e o cotidiano da escola. Portanto, os resultados indicam a necessidade de se desenvolver políticas de formação consistentes, contínuas, que visem a autoria e autonomia docentes e que repercutam nas práticas.

 

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Biografia do Autor

  • Patrícia Corsino , UFRJ

    Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Foi professora e coordenadora pedagógica de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental por 18 anos e desde 1997 é professora e pesquisadora universitária. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da UFRJ de 2014 a 2018, coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação -Forpred da Região Sudeste (2014-2016), membro do Comitê Científico do GT 07 - Educação das crianças de 0 a 6 anos, da Anped (2019-2021-2023), vice coordenadora do comitê científico da Anped ( 2019-2021). Atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFRJ, coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC, coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa Infância , Linguagem e Educação- GEPILE, membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização-ABALF ( 2019-2021-2023) e Coordenadora do Comitê Científico da ANPEd. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação Infantil (políticas, práticas pedagógicas e formação de professores), infância e linguagem, alfabetização, leitura, escrita e literatura infantil.

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Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PNAIC-PRÉ-ESCOLA: O QUE DIZEM OS RELATÓRIOS DE UM POLO DO RIO DE JANEIRO. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-22, e244989. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4989

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