DIVERSIDADE: RELACIONANDO EDUCAÇÃO E O FAZER DA PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Diversidades; Escola; Psicologia educacional.Resumo
A escola é um espaço constituído por pessoas, logo pode-se dizer, pelas diferenças. Todavia, essas diferenças podem ser usadas para sustentar relações de poder e criar hierarquias entre as pessoas. Sendo assim, o presente artigo é fruto de uma dissertação que teve como objetivo avaliar a percepção dos educadores do segundo segmento do Ensino Fundamental da rede pública do município de Petrópolis acerca de quais diversidades têm sido reconhecidas no ambiente escolar e compreender de que modo esses educadores têm trabalhado ou não com as diferenças nesses espaços. Para esse recorte, objetivou-se discutir a percepção dos educadores sobre as diversidades na escola, problematizando as relações de poder que hierarquizam e o papel da Psicologia na luta pela garantia de direitos e enfrentamento a preconceitos e discriminações. Para tal, foi realizado um grupo focal com educadores de uma escola municipal de Petrópolis, Rio de Janeiro. Os resultados indicam que sexualidade e gênero são os temas identificados com maior frequência e, embora existam leis e resoluções que abarcam as diversidades, a escola permanece sendo, por vezes, palco de preconceitos. Em contrapartida, alguns avanços podem ser vistos, como professores empenhados, ficando a cargo destes abordar as diversidades em aulas, independente da disciplina ou cargo. Apesar disso, há divergências entre os próprios educadores sobre estarem ou não contemplando as diversidades em atividades e projetos escolares. Os participantes, demonstraram inserir algumas diversidades (sexualidade e cultura) com mais naturalidade, além de destacarem a importância da representatividade e formação continuada.
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