DIVERSIDADE: RELACIONANDO EDUCAÇÃO E O  FAZER DA PSICOLOGIA

Autores

  • Mirelli Aparecida Neves Zimbrão Universidade Católica de Petrópolis
  • Cristiane Moreira da Silva Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Diversidades; Escola; Psicologia educacional.

Resumo

A escola é um espaço constituído por pessoas, logo pode-se dizer, pelas diferenças. Todavia, essas diferenças podem ser usadas para sustentar relações de poder e criar hierarquias entre as pessoas. Sendo assim, o presente artigo é fruto de uma dissertação que teve como objetivo avaliar a percepção dos educadores do segundo segmento do Ensino Fundamental da rede pública do município de Petrópolis acerca de quais diversidades têm sido reconhecidas no ambiente escolar e compreender de que modo esses educadores têm trabalhado ou não com as diferenças nesses espaços. Para esse recorte, objetivou-se discutir a percepção dos educadores sobre as diversidades na escola, problematizando as relações de poder que hierarquizam e o papel da Psicologia na luta pela garantia de direitos e enfrentamento a preconceitos e discriminações. Para tal, foi realizado um grupo focal com educadores de uma escola municipal de Petrópolis, Rio de Janeiro. Os resultados indicam que sexualidade e gênero são os temas identificados com maior frequência e, embora existam leis e resoluções que abarcam as diversidades, a escola permanece sendo, por vezes, palco de preconceitos. Em contrapartida, alguns avanços podem ser vistos, como professores empenhados, ficando a cargo destes abordar as diversidades em aulas, independente da disciplina ou cargo. Apesar disso, há divergências entre os próprios educadores sobre estarem ou não contemplando as diversidades em atividades e projetos escolares. Os participantes, demonstraram inserir algumas diversidades (sexualidade e cultura) com mais naturalidade, além de destacarem a importância da representatividade e formação continuada.

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Biografia do Autor

  • Mirelli Aparecida Neves Zimbrão, Universidade Católica de Petrópolis

    Mestra em Psicologia e Psicóloga pela Universidade Católica de Petrópolis.

  • Cristiane Moreira da Silva, Universidade Católica de Petrópolis

    Doutora em Psicologia pela UFF, especialista em Avaliação Psicológica pelo CFP, coordenadora adjunta do mestrado em Psicologia UCP, professora da graduação em psicologia UnilaSalle-RJ e Idor.

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Publicado

2025-03-28

Como Citar

DIVERSIDADE: RELACIONANDO EDUCAÇÃO E O  FAZER DA PSICOLOGIA. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 22(1), 1-24, e254939. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4939

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