A PERIODIZAÇÃO DA ATIVIDADE HUMANA PARA VYGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN:

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Palavras-chave:

Periodização da Atividade Humana, Psicologia Histórico-Cultural, Vygotski, Leontiev e Elkonin

Resumo

A compreensão do ser humano concreto, não dualista, com bases dialéticas, foi uma preocupação desde a primeira geração da escola psicológica soviética. Os estudos elaborados por essa escola, posteriormente denominada Psicologia Histórico-Cultural, subsidiaram a compreensão de que ao longo da vida, ao realizar atividades para manter sua sobrevivência, o ser humano modifica suas condições externas e internas, isto é, modifica o meio em que vive e suas funções psíquicas. No presente artigo, o objetivo que se insere é a análise da periodização da atividade humana, em Vygotski (1896-1934), Leontiev (1903-1979) e Elkonin (1904-1984), na busca por elementos que interponham continuidades ou rupturas de suas bases. Trata-se de três autores clássicos que dão fundamentação psicológica aos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica e que, apesar de pertencerem à mesma escola psicológica, trazem ênfases diferenciadas para pensar a periodização. Para alcançar o objetivo almejado foi realizada uma busca nos textos clássicos desses autores, disponibilizados em português e espanhol, e elaborado um quadro comparativo a partir dos principais períodos: primeira infância, infância, adolescência e vida adulta. A linha de defesa adotada é a de que os estudos da periodização apresentados por Leontiev e Elkonin são uma continuidade dos estudos de Vygotski. Esse último se dedicou mais às questões internas, à elevação do nível de desenvolvimento psíquico, sem deixar de considerá-lo dependente da situação de vida concreta. Já Leontiev e Elkonin exploram mais a influência da atividade social no desenvolvimento psíquico e das relações estabelecidas, tomando como base as categorias de atividade dominante.

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Biografia do Autor

  • Eliete Zanelato, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

    Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, Departamento de Ciências da Educação (DECED). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Cursa Doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

  • Sônia da Cunha Urt, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

    Doutora em Educação com Pós-doutoramento em Psicologia Educacional, Professora titular aposentada e professora pesquisadora Sênior dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GEPPE).

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Como Citar

A PERIODIZAÇÃO DA ATIVIDADE HUMANA PARA VYGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN:. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 32-44. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3000

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