A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRIVADOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO PROFESSOR DA EDITORA OPET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Luiza Taborda da Paixão Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Célio Juvenal Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Felipe Augusto Fernandes Borges Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Infantil, material didático, Psicologia da Educação

Resumo

Este artigo de análise de material didático busca compreender como a Psicologia Histórico-Cultural está impressa em obras para a educação oferecidas por empresas privadas à rede pública de ensino brasileira, para tal empreitada utilizou-se o livro do professor da coleção de apostilas “Entrelinhas para você” oferecido pela Editora Opet (rede Sefe) às turmas de infantil 5, o qual auxilia os professores na elaboração das aulas que se utilizam deste material. Mais especificamente, este trabalho objetiva apresentar a Psicologia Histórico-Cultural, analisar o livro do professor para a educação infantil 5 anos ofertada no município de Pitanga na gestão 2020-2024 e compreender como a Psicologia Histórico-Cultural é concebida em tal material. Para essa pesquisa foi realizada a leitura do material, a análise quantitativa de quantas vezes mencionaram-se os termos “Vygotski” e “Histórico-cultural”, para em seguida realizar a leitura e observação do conteúdo de sua obra. Observou-se nesse estudo que a teoria Histórico-cultural foi utilizada no desenvolvimento e fundamentação teórica da obra de forma simplista,  pouco reflexiva e, de certa maneira, deslocada do real sentido do trabalho daqueles que são da escola de Vygotski. Dessa forma, o que se perpetua nos sistemas de ensino é uma fundamentação teórica fragilizada pela desinformação de materiais que já possuem a função de facilitar o acesso dos professores a materiais e conhecimentos mais elaborados, mas não o fazem de forma coerente e responsável.  

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Biografia do Autor

  • Ana Luiza Taborda da Paixão Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

    Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal do Paraná (2024). Atualmente é professora da educação infantil na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pitanga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, catequese, companhia de jesus, educação colonial e história da infância. Faz parte do grupo de pesquisa GPHECULT/IFPR.

  • Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá

    Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É líder do Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

  • Felipe Augusto Fernandes Borges, Instituto Federal do Paraná

    Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual de Maringá. É líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – GPHECULT (IFPR) e participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRIVADOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO PROFESSOR DA EDITORA OPET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–24, e255106, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5106. Acesso em: 16 jul. 2025.

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