A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRIVADOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DO PROFESSOR DA EDITORA OPET PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, material didático, Psicologia da EducaçãoResumo
Este artigo de análise de material didático busca compreender como a Psicologia Histórico-Cultural está impressa em obras para a educação oferecidas por empresas privadas à rede pública de ensino brasileira, para tal empreitada utilizou-se o livro do professor da coleção de apostilas “Entrelinhas para você” oferecido pela Editora Opet (rede Sefe) às turmas de infantil 5, o qual auxilia os professores na elaboração das aulas que se utilizam deste material. Mais especificamente, este trabalho objetiva apresentar a Psicologia Histórico-Cultural, analisar o livro do professor para a educação infantil 5 anos ofertada no município de Pitanga na gestão 2020-2024 e compreender como a Psicologia Histórico-Cultural é concebida em tal material. Para essa pesquisa foi realizada a leitura do material, a análise quantitativa de quantas vezes mencionaram-se os termos “Vygotski” e “Histórico-cultural”, para em seguida realizar a leitura e observação do conteúdo de sua obra. Observou-se nesse estudo que a teoria Histórico-cultural foi utilizada no desenvolvimento e fundamentação teórica da obra de forma simplista, pouco reflexiva e, de certa maneira, deslocada do real sentido do trabalho daqueles que são da escola de Vygotski. Dessa forma, o que se perpetua nos sistemas de ensino é uma fundamentação teórica fragilizada pela desinformação de materiais que já possuem a função de facilitar o acesso dos professores a materiais e conhecimentos mais elaborados, mas não o fazem de forma coerente e responsável.
Downloads
Referências
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho, ASBAHR, Flávia Ferreira da Silva. Atividade pedagógica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 315–342, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1791. Acesso em: 30 mar. 2025.
ELKONIN, Daniil Borosovich. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psiquico na infância. In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTESuentes, Roberto Valdés (org.). Ensino desenvolvimental: Antologia Livro 1. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
MELLO, Suelly Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo, SP: Avercamp, 2004. p. 135-155.
MORETTI, Vanessa Dias; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; RIGOR, Algacir José. O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Psicologia e Sociedade, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 477-485, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/mYNCmXkpFG4gKdXG6Tp5NLF/. Acesso em: 30 mar. 2025.
EDITORA Opet. Curitiba: Editora Opet, 2018a. Disponível em: https://www.editoraopet.com.br/editora-opet.php. Acesso em: 30 mar. 2025.
EDITORA Opet. Coleção Entrelinhas para você. Curitiba: Editora Opet, 2018b. Disponível em: https://www.editoraopet.com.br/entrelinhas-para-voce.php#:~:text=Para%20os%20n%C3%ADveis%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil%203%2C%204%20e%205,atividade%20para%20amplia%C3%A7%C3%A3o%20das%20viv%C3%AAncias. Acesso em: 30 mar. 2025.
EDITORA Opet. Família e escola: uma parceria de sucesso!. Curitiba: Editora Opet, 2018c. Disponível em: https://www.editoraopet.com.br/familia-e-escola.php. Acesso em: 30 mar. 2025.
ROCHA, Andreza Roberta. Relatos de experiência publicados na revista Nova Escola (2001-2004): modelo de professora ideal. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SEFE. Entrelinhas para você: infantil 5, manual do professor. Curitiba: Sefe, 2020.
TANAMACHI, Elenita de Rício; ASBAHR, Flávia Ferreira da Silva; BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. Teoria, método e pesquisa na psicologia histórico-cultural. In: BEARTÓN, Guilhermo Arias; SOUZA, Marilene Proença Rebello de; BARROCO, Sonia Mari Shima (orgs.) Temas escolhidos na psicologia histórico-cultural: interfaces Brasil-Cuba. Maringá: Eduem, 2019. p. 91-108.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Madri: Visor, 1993. Tomo II.
VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras escogidas. Madrid: Publicaciones del M.E.C. y visor, 1995. Tomo III.
ZARNOTT, Aliciane Hartwig; ALONSO, Maria Renata; GONÇALVES, Ana do Carmo Goulart. Livros didáticos na Educação Infantil: estratégias de governamento da infância no contexto contemporâneo. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches (org.). Na colisão do neoliberalismo: infâncias, políticas e relações sociais. São Carlos: Pedro & João, 2024. p. 193-214.