PRACTICAL EXPERIENCES IN DAYCARE AND THE DEVELOPMENT OF BABY AWARENESS
DOI:
https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h562Palavras-chave:
Bebês, experiências práticas, ConsciênciaResumo
O presente estudo foi motivado a partir de constatações teóricas que indicam que, no trabalho com bebês em creche, de modo geral, ainda há concepções que caracterizam a rotina como afazeres domésticos, focado na proteção, alimentação e higiene, um trabalho docente não diretivo, espontâneo, embasado no cotidiano e na espera pelo desenvolvimento do bebê que há de vir e que, por isto, não há trabalho pedagógico a ser realizado com ele. Neste texto temos o objetivo de defender práticas pedagógicas diferenciadas na creche como promotoras do desenvolvimento da consciência do bebê. Entendemos a consciência como capacidade tipicamente humana que se desenvolve, desde o nascimento, considerando as interações sociais e apropriações culturais. De cunho teórico-bibliográfico, o estudo fundamenta-se na teoria histórico-cultural e, sobretudo, nos processos de desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a citada teoria nos ajuda a entender o desenvolvimento humano desde a mais tenra idade, assim como seus distintos períodos e respectivas atividades que contribuem de forma significativa para a efetivação deste processo. Como resultado, evidenciou-se a necessidades de práticas pedagógicas planejadas, organizadas e desenvolvidas de forma intencional pelo professor de modo a proporcionarem momentos de exploração de objetos e a relação dos bebês com indivíduos mais experientes, sendo que a fala é utilizada para significar socialmente as ações humanas. Tal discussão colabora com o professor no exercício de sua função, o qual planeja e organiza elementos didáticos de forma a possibilitar o desenvolvimento da consciência do bebê desde a creche.
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