PRACTICAL EXPERIENCES IN DAYCARE AND THE DEVELOPMENT OF BABY AWARENESS

Autores

  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Presidente, UNESP-Presidente Prudente.
  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Rod Parker-Rees Plymouth Institute of Education (Faculty of Arts, Humanities and Business)

DOI:

https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h562

Palavras-chave:

Bebês, experiências práticas, Consciência

Resumo

O presente estudo foi motivado a partir de constatações teóricas que indicam que, no trabalho com bebês em creche, de modo geral, ainda há concepções que caracterizam a rotina como afazeres domésticos, focado na proteção, alimentação e higiene, um trabalho docente não diretivo, espontâneo, embasado no cotidiano e na espera pelo desenvolvimento do bebê que há de vir e que, por isto, não há trabalho pedagógico a ser realizado com ele. Neste texto temos o objetivo de defender práticas pedagógicas diferenciadas na creche como promotoras do desenvolvimento da consciência do bebê. Entendemos a consciência como capacidade tipicamente humana que se desenvolve, desde o nascimento, considerando as interações sociais e apropriações culturais. De cunho teórico-bibliográfico, o estudo fundamenta-se na teoria histórico-cultural e, sobretudo, nos processos de desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a citada teoria nos ajuda a entender o desenvolvimento humano desde a mais tenra idade, assim como seus distintos períodos e respectivas atividades que contribuem de forma significativa para a efetivação deste processo. Como resultado, evidenciou-se a necessidades de práticas pedagógicas planejadas, organizadas e desenvolvidas de forma intencional pelo professor de modo a proporcionarem momentos de exploração de objetos e a relação dos bebês com indivíduos mais experientes, sendo que a fala é utilizada para significar socialmente as ações humanas. Tal discussão colabora com o professor no exercício de sua função, o qual planeja e organiza elementos didáticos de forma a possibilitar o desenvolvimento da consciência do bebê desde a creche.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Presidente, UNESP-Presidente Prudente.

    Professor Livre docente em 'Educação e desenvolvimento humano' pela UNESP (2019); Pós-doutorado em 'Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano' pela UNIVERSITY OF BATH (Inglaterra/2011-2012); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2001); Graduação em Psicologia pela UNESP-Bauru (1997) e Graduação em Educação Física pela UNESP-Bauru (1990). Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação em Educação Física da UNESP-Presidente Prudente.

  • José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil, Mestrado e Doutorado em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.
  • Rod Parker-Rees, Plymouth Institute of Education (Faculty of Arts, Humanities and Business)

    Professor Associado em Estudos da Primeira Infância em Plymouth Institute of Education (Faculty of Arts & Humanities), Reino Unido.

Referências

ÁVILA E. A. Premisas de la actividad com los objetos em el primer año de vida. In: GOMÉZ A. M. A. et al. Estudio sobre las articularidades del desarrollo del niño pré-escolar cubano. Pueblo y Educación, Ciudad de La Habana, 2002. p. 91-113.

BOZHÓVICH, L. Stages in the Formation of the Personality in Ontogeny. Soviet Psychology, v. 17, n. 3, p. 3-24, 1979. DOI https://doi.org/10.2753/RPO1061-040517033.

ELKONIN, D. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fones, 2009.

GOMES C. A. V. O lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: implicações educacionais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 3, p. 509518, jul./set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n3/v18n3a11.pdf. Acesso em: 05 jan. 2019.

GOMES C. A. V.; MELLO S. A. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 677-694, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795X.2010v28n2p6. Acesso em: 05 jan. 2019.

HOLMES, M. Primatas. In: Life. Inglaterra, 580 min., 2009. (BBC TV Series)

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. 3. ed. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LEONTIEV, A. Uma contribuição para a teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S., LURIA A. R., LEONTIEV A., N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Edusp, 1989. p. 59-83.

MELLO, S. A. Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil. Pró-Posições. Campinas, v. 10, n.1, p. 16-27, 1999. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644097. Acesso em: 05 jan. 2019.

MUKHINA, V. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PASQUALINI J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA A. C. G. (org.) Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP, Autores associados, 2013.

REPKIN V. V. Ensino de desenvolvimento e atividade de aprendizagem. Journal of Russian and East European Psychology, v. 41, n. 4, p. 85-99, jul./ aug., 2003.

SILVA, J. R. O movimento do bebê na creche: indício orientador do trabalho docente. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2017.

TREVARTHEN, C. Communication and cooperation in early infancy: a description of primary intersubjectivity. In: BULLOWA, M. (ed.). Before speech: the beginning of interpersonal communication. New York: Cambridge University Press, 1979. p. 321–347.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, L. S. ‘The problem of the environment’. In: VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. (eds) The Vygotsky Reader. New York: John Wiley & Sons, 1994. p. 338-354.

VYGOTSKY, L. S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642010000400003. Acesso em: 12 fev. 2022.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. 2. ed. Madrid: Machado Libros. 2006. Tomo IV.

ZAPORÓZHETS, A. V. Importância dos períodos iniciais da vida na formação da personalidade infantil. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (orgs). La Psicologia Evolutiva y Pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Editorial Progresso, 1987. p. 228-249.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

PRACTICAL EXPERIENCES IN DAYCARE AND THE DEVELOPMENT OF BABY AWARENESS. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 273-286. https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h562

Artigos Semelhantes

1-10 de 28

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.