EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS E PROMOVER A DIGNIDADE: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS de DOENTES COM CANCÊR e acompanhantes da casa de apoio EM CAMPO MOURÃO – PR

Autores

  • Márcio José Pereira Universidade Estadual do Paraná
  • Cyntia Simioni França Universidade Estadual do Paraná
  • Carolina Oliva Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Memórias, Pesquisa-Ação, Vulnerabilidade

Resumo

Este artigo analisa as práticas de promoção dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana no contexto da assistência oferecida pela Casa de Apoio aos Doentes de Câncer na cidade de Campo Mourão, interior do estado do Paraná. O objetivo é compreender como essas práticas são implementadas, apesar da falta de mapeamento histórico e do apoio financeiro governamental. O aporte teórico sobre Direitos Humanos foi fundamentado por Hannah Arendt (2013). No que tange ao debate sobre a promoção da dignidade da vida humana Norbert Elias (2001; 2006) foi o referencial principal. Quanto à Educação em Direitos Humanos, dialogamos com Paulo Freire (2019), Vera Candau (2012). A pesquisa foi realizada por meio de quarenta entrevistas com pacientes e acompanhantes, conduzidas ao longo de seis meses, no ano de 2023. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, que envolve a colaboração entre a universidade e a comunidade, permitindo as práticas de rememoração e a produção de narrativas orais (Benjamin, 1985).  Pudemos compreender com a escuta sensível das memórias que existe uma lacuna entre a retórica de proteção dos direitos humanos e a prática efetiva dessas proteções em contextos de vulnerabilidade.  Destacamos ainda a importância de trabalhos de translaboração dos sujeitos como um ato político, de modo que possamos despertar no tempo e na relação com o outro (Ricouer, 2007). Concluímos que a efetivação dos direitos humanos requer um compromisso contínuo e coletivo, enfatizando a importância de práticas inclusivas de educação e políticas públicas que priorizem o bem-estar de todos, especialmente, os vulneráveis.

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Biografia do Autor

  • Márcio José Pereira, Universidade Estadual do Paraná

    Professor do Programa de Pós-Graduação em História Pública (PPGHP), do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) e do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. Coordenador local do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH).

  • Cyntia Simioni França, Universidade Estadual do Paraná

    Professora do Programa de Pós Graduação em História Pública (PPGHP), do Mestrado Profissional em Ensino de História e do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão.

  • Carolina Oliva Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná

    Mestra em História Pública pelo Programa de Pós-Graduação em História Pública. 

     

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Publicado

2025-03-13

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Como Citar

EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS E PROMOVER A DIGNIDADE: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS de DOENTES COM CANCÊR e acompanhantes da casa de apoio EM CAMPO MOURÃO – PR. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-23, e244980. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4980

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