DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES

TEMAS IMPORTANTES À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Marcio Caetano FURG e Proped/UERJ
  • Carlos Henrique Lucas Lima UFOB
  • Amanda Motta Castro FURG

Palavras-chave:

Educação democrática; Direitos humanos; Estudos Queer.

Resumo

Este ensaio faz algumas observações acerca dos conceitos de gênero, sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero, temas sobre os quais, mais do que nunca, se faz necessário refletir nos contextos escolares. As reflexões aqui realizadas foram formuladas no interior de projetos de pesquisa que tem como preocupação a construção das identidades de gênero na escola e compõe parte de experiências formativas com docentes dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul. O ensaio defende uma escola que, ao interrogar as diferenças, eduque para o respeito às dissidências de gênero e sexualidade, compreendendo-as como parte indissociável da sociedade democrática e cidadã. Além disso, o texto se propõe a oferecer alguns apontamentos epistemológicos com vistas a enfrentar os discursos conservadores que no tempo presente voltam suas forças contra uma educação cidadã, cujo principal propósito reside na ampliação dos direitos humanos, na participação política e da noção de humanidade.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Lucas Lima, UFOB

    Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Letras e Linguística, área de concentração em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis - Educação, Cultura e Diferenças, também da UFOB. Docente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Interesses de pesquisa: estudos culturais, estudos de gênero e sexualidade, literatura brasileira, literatura comparada, Educação em Direitos Humanos estudos descoloniais, cultura brasileira, cultura latino-americana, estudos sobre a contemporaneidade, estudos sobre as subjetividades.

  • Amanda Motta Castro, FURG

    Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande/FURG, docente do Instituto de Educação e pesquisadora do Líder do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas.

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

DOSSIÊ: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E EDUCAÇÃO

Como Citar

DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES: TEMAS IMPORTANTES À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(3), 5-16. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3179

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