PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE ÉTNICO-RACIAL NO TERRITÓRIO: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NO SÍTIO LEITE, JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ

Autores

  • Luiz Wendesteny Silva Teixeira URCA
  • Francisco Joedson da Silva Nascimento SEDUC-CE
  • Cassio Expedito Galdino Pereira UFPE
  • Cicera Nunes

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais, Comunidades, Identidade cultural

Resumo

Este trabalho se objetiva a discutir como determinadas práticas pedagógicas em contextos não formais podem promover a preservação da memória e ancestralidade da comunidade negro/ indígena do território do Sítio Leite, na Serra do Catolé, Juazeiro do Norte-CE. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa que envolveu uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com os (as) moradores (as) da comunidade e ações interventivas com a exibição de curta metragens e, posteriormente, sessões de rodas de conversa. Os resultados obtidos por meio dos encontros com a comunidade apontaram para uma maior conscientização dos seus direitos como negros e indígenas, além disso, as discussões possibilitaram maior conhecimento da sua história, bem como, a valorização da memória e ancestralidade negra e indígena evidenciada a partir do compartilhamento de histórias e percepções sobre a identidade cultural coletiva da comunidade. Conclui-se que as práticas pedagógicas utilizadas nos espaços não formais podem contribuir de maneira mais efetiva para uma educação em direitos humanos com ênfase nas relações étnico-raciais, com implicações positivas no fortalecimento da identidade étnica no território. Educar para Direitos Humanos é uma tarefa essencial para a valorização da memória e ancestralidade de diversas comunidades negras e indígenas que, por muito tempo, foram marginalizadas. A comunidade Sítio Leite tem enfrentado este tipo de marginalização social e falta de acesso aos direitos essenciais. Nesse contexto, as práticas pedagógicas contribuíram no fortalecimento político da comunidade e no entendimento enquanto sujeitos de conhecimento e de direitos.

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Biografia do Autor

  • Luiz Wendesteny Silva Teixeira, URCA

    Graduado em Serviços Jurídicos e Notariais pela Estácio, atualmente estudante de Direito na Universidade Regional do Cariri - URCA. Membro ativo do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e bolsista de iniciação científica pelo CNPQ, concentro minha pesquisa nas intersecções entre direito, educação e questões étnico-raciais. Como membro no Coletivo Flecha Lançada Arte, contribuo na produção de trabalhos artísticos e culturais que mobilizam pessoas e comunidades indígenas e negras no Cariri. 

  • Francisco Joedson da Silva Nascimento, SEDUC-CE

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor efetivo da Rede Pública Estadual do Ceará. Compõe o Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidade (LAGENTE) do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da UFG. Integrante do grupo de pesquisa CNPq Imago e Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais - NEGRER, ambos da Universidade Regional do Cariri.

  • Cassio Expedito Galdino Pereira, UFPE

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vice-líder do grupo de pesquisa CNPq 'IMAGO - Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino', vinculado ao Laboratório de Estudo e Pesquisa em Espaço Urbano e Cultura (LEPEUC) da Universidade Regional do Cariri. Integrante do grupo de pesquisa CNPq Geografia e Criatividade e do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), ambos da Universidade Regional do Cariri. 

  • Cicera Nunes

    Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri –URCA. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais –NEGRER. 

Referências

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Publicado

2025-02-04

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES - EM EDIÇÃO

Como Citar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE ÉTNICO-RACIAL NO TERRITÓRIO: EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NO SÍTIO LEITE, JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-16, e244952. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4952

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