Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Mais Revistas
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
V. 17 jan/dez 2020 - Publicação Contínua (Continuous Publishing)
V. 17 jan/dez 2020 - Publicação Contínua (Continuous Publishing)
Publicado:
2020-05-07
Artigos
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE ARTE PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA BULLYING
Gilcimara Juliana Gabriel, Raul Aragão Martins
1-12
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMO E RESÍDUOS SÓLIDOS: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Natália Teixeira Ananias Freitas, Fátima Aparecida Dias Gomes Marin
13-25
PDF
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL
Samanta Antunes Kasper, Renata Portela Rinaldi
26-48
PDF
A ESCOLHA PELO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFESP
Felipe Lopes Terrão, Leda Maria de Oliveira Rodrigues
49-60
PDF
O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: O QUE REVELAM OS DADOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO NUM PERÍODO DECENAL?
Tatiane Oliveira Santos Nascimento, Daiane Gonçalves de Souza, Aletheia Machado de Oliveira
61-74
PDF
ISSUE TOUCHING SCHOOL QUALITY IN AMHARA REGION
Berhanu Asaye Agajie
93-107
PDF
A MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA ALÉM DA ESCOLA
Gisely Fernandes e Silva, Keidna Cristiane Oliveira Souza, Eudes Antonio Costa
155-166
PDF
SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: A PERSPECTIVA DE UNIVERSITÁRIOS DA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Luciana Marolla Garcia, Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Verônica Lima dos Reis
167-181
PDF
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE LEITURA E ESCRITA
Lucilia Vernaschi de Oliveira, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Simone de Souza, João Gabriel Yaegashi, Tatiana Lemes de Araújo Batista , Bethânia Vernaschi de Oliveira
182-196
PDF
A AFETIVIDADE NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E COORDENADORA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Rafaele Paulazini Majela dos Santos, Ligia Vercelli
197-207
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM LETRAS: UM ESPAÇO-TEMPO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Gislainy Jennifer da Silva Nascimento, Lívia Suassuna
208-228
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ARTE (TEATRO E DANÇA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO
Gabriela Di Donato Salvador Santinho, Natali Allas dos Santos
229-249
PDF
O ESPORTE NA ESCOLA A PARTIR DO CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Heitor Perrud Tardin, Luiz Rogério Romero
250-263
PDF
A FORMAÇÃO INICIAL DO(A) PROFESSOR(A) DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO SER PROFESSOR(A)
Cláudia Valéria Rosa da Silva, Rejane Dias da Silva
264-279
PDF
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: A VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR
Luciano Melo Santos, Maria Elizabete Souza Couto
280-297
PDF
JUICIO MORAL DE ESTUDIANTES Y MAESTROS ANTE HECHOS DE VIOLENCIA EN UNA ESCUELA SECUNDARIA PÚBLICA EN MÉXICO
Myriam Fracchia Figueiredo
298-313
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE-MS (2017-2019): UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLETIVA
Patricia Florencio da Silva Cardoso, Iara Augusta da Silva, Vanessa da Silva Rubinho
314-328
PDF
Revisão de Literatura
DIÁLOGOS E REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana Macedo Balthazar Jorge, Vânia de Fátima Matias de Souza
75-92
PDF
A MEDIAÇÃO CAPITALISTA SOBRE O TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS
Wesley da Silva Meira, Paulo Fioravante Giareta
108-118
PDF
LEITURA LITERÁRIA E A MEDIAÇÃO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eliane Santana Dias Debus, Thamirys Frigo Furtado
119-136
PDF
O FRACASSO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES ACERCA DA CULPABILIZAÇÃO DO ALUNO
Tamara de Lima, Leandro Aparecido de Souza
137-150
PDF
OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E A PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA E DA EDUCAÇÃO
Claudio Sardinha Pontes Junior, Rita Melissa Lepre
329-345
PDF
POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA DIFERENÇA: A POTÊNCIA QUEER DAS ESCOLAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA
Jeinni Kelly Pereira Puziol, Ana Cristina Teodoro da Silva
346-358
PDF
Resenhas de livros/mídia
O movimento “Todos Pela Educação”
Raquel Hissae Nagase
151-154
PDF
Dossiê: Formação de Professores
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Andréia Nunes Militão, Márcia de Souza Hobold
1-9
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE: O ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM FORMAÇÃO NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES - MG
José Rubens Lima Jardilino, Andressa Maris Rezende Oliveri, Ana Maria Mendes Sampaio
10-26
PDF
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PÓS-LDB 9394/96
Kelvin Rafael Rodrigues de Oliveira, Leny Rodrigues Martins Teixeira
27-46
PDF
EFEITO DE UM PROGRAMA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CLIMA ESCOLAR EM DUAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL - SÉRIES INICIAIS
Juliana Freire Bidóia, Alessandra de Morais, Cristiane Paiva Alves, Patrícia Unger Raphael Bataglia
47-58
PDF
ATIVIDADES EDUCATIVAS EMANCIPADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rafael Rossi, Aline Santana Rossi
59-71
PDF
AVANÇOS E DESAFIOS DA EXPANSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ NO PERÍODO DE 2011 - 2019
Adriana Valeria Barreto de Araujo, Liliane Barreira Sanchez
72-84
PDF
O LUGAR OCUPADO PELA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO
Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Edna Cristina do Prado, Lana Lisiêr de Lima Palmeira
85-105
PDF
EDUCAÇÃO ESPECIAL E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Jaqueline Daniela Basso, Celi Corrêa Neres
106-124
PDF
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EXPERIENTES: MARCAS POSITIVAS E NEGATIVAS VIVENCIADAS AO LONGO DA CARREIRA DOCENTE
Juliana Pedroso Bruns, Rita Buzzi Rausch
125-144
PDF
LIMITES E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES
Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Andressa Graziele Brandt, Tamiris Possamai
145-157
PDF
FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jaqueline Paschoal, Sonara Maria Lopes de Oliveira, Marta Regina Furlan de Oliveira
158-168
PDF
PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS NECESSIDADES FORMATIVAS REVELADAS EM TESES E DISSERTAÇÕES PAULISTAS (2009-2019)
Klinger Teodoro Ciríaco, Bruna Cury de Barros , Carolina Marini
169-187
PDF
OS COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID: PERCEPÇÕES SOBRE O SER PROFESSOR FORMADOR
Celia Maria Fernandes Nunes, Fernanda Karine Moura Silva Sales
188-202
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E O TRABALHO DE MONITORIA: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE PEDAGOGIA OFERTADO NA REGIÃO FRONTEIRIÇA ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS, RAIANE GABRIELE DA SILVA CORRÊA
203-216
PDF
QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RELAÇÃO COM OS DISCURSOS DA “QUALIDADE DO ENSINO”: EFICIÊNCIA, PRODUTIVIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR
Raimundo Nonato Moura Oliveira, Georgyanna Andrea Silva Morais, Maria da Glória Soares Barbosa Lima
217-231
PDF
AS ESCRITAS DE SI E OS EFEITOS MOBILIZADORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS
Joelson de Sousa Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Maria Divina Ferreira Lima
232-247
PDF
CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE- MS?
Vilma Miranda de Brito, Rosangela Cristina Teixeira Fernandes
248-261
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E FORTALECIMENTO DOCENTE
Jéssica Luana Casagrande, Camila de Fátima Soares dos Santos
262-276
PDF
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO PROFESSOR PRESENTE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS
Tais Andrade dos Santos, Moacir Pereira de Souza Filho
277-294
PDF
IDENTIDADE DE PROFESSORES INICIANTES: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS À LUZ DE CARTAS NARRATIVAS
Bruna Amaral, Mariza da Costa, Giovana Falcão
295-307
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Flávia Maria Albertino
308-317
PDF
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO AVALIATIVO DO PDPI SOB A PERSPECTIVA DE SEUS EGRESSOS
Lorena Lins Damasceno, Mariana Gomes Fontes Bethônico
318-335
PDF
VIVENDO E NARRANDO O “SER PROFESSORA” DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INCURSÕES DE FRANCISCA
Sílvia Adriana Rodrigues, Andreia Guilhen Pinto
336-349
PDF
INSERÇÃO PROFISSIONAL: APRENDIZAGENS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diana Aguiar Salomão, Sandy Lima Costa, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
350-368
PDF
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: LIMITES E PERSPECTIVAS
Priscila Ramos Toledo Ferreira, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
369-384
PDF
MINICURSO DE CIÊNCIA FORENSE E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: UMA INICIATIVA DO PET QUÍMICA E FÍSICA
Taís Andrade dos Santos, Gabriel Ernesto Silva Trentin, Valdemiro Pereira de Carvalho-Júnior, Beatriz Eleutério Goi
385-396
PDF
OS CLUBES DE CIÊNCIAS COMO CONTEXTOS DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE UM COLETIVO PIBID
Daniela Tomio, Edson Schroeder, Cintia Conzatti, Bruna Hamann, Natalia Bagatolli Pedron
397-416
PDF
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO RS E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COMO CONTEÚDO
Claudia Simone Cordeiro Pelissoli, Aline Silva de Bona, Luciano Andreatta Carvalho da Costa
417-429
PDF
Expediente Avaliadores
Lista de avaliadores que contribuíram com a Colloquium Humanarum no ano de 2020
Marcos Vinicius Francisco
PDF
Idioma
English
Español
Português
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão