PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS NECESSIDADES FORMATIVAS REVELADAS EM TESES E DISSERTAÇÕES PAULISTAS (2009-2019)

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.
  • Bruna Cury de Barros Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.
  • Carolina Marini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Palavras-chave:

Professor iniciante. Educação Infantil. Necessidade formativa.

Resumo

Intencionamos caracterizar o que dizem estudos desenvolvidos no período de 2009 a 2019 acerca da temática da "professora iniciante" na Educação Infantil na perspectiva de identificar as necessidades formativas manifestas. Para este fim, mapeamos teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação da área da educação no Estado de São Paulo. O referencial teórico envolve discussões sobre formação de professores, início da docência e as necessidades formativas decorrentes do trabalho pedagógico na Educação Infantil. O percurso metodológico envolveu ampla pesquisa bibliográfica, com enfoque do tipo "Estado da Arte", no sentido de detalhar os focos dos trabalhos, referenciais teóricos, abordagens metodológicas, principais resultados e conclusões. A experiência de localizar a produção do conhecimento dos últimos anos possibilitou-nos compreender que: a) existe poucos estudos que abordam o tema; b) as dificuldades manifestas corroboram dados apresentados pela literatura; c) a identidade docentes das professoras sofre influência da visão histórica do caráter assistencialista da Educação Infantil; d) a necessidade de criar iniciativas de formação em contexto, que se adequem as especificidades desta etapa. Frente aos resultados, defendemos a tese de que o processo de iniciação profissional precisa ser encarado como um projeto coletivo, o qual envolve a formação inicial, a formação continuada e a escola como espaços de aprendizagens que deveriam ser mediadas de forma colaborativa.

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Biografia do Autor

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

    Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo", da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

  • Bruna Cury de Barros , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Graduada em Pedagogia pela USP. Mestra em Educação Escolar pela UNESP. Realiza estudos referentes ao desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada; formação de formadores; educação infantil.

  • Carolina Marini , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais. Mestra em Educação pela UFSCar. Graduada em Pedagogia pela UFSCar. Realiza estudos referentes a área de formação de professores; formação inicial e continuada de professores; formação de formadores; desenvolvimento profissional docente; identidade docente; indução à docência e mentoria docente.

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Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS NECESSIDADES FORMATIVAS REVELADAS EM TESES E DISSERTAÇÕES PAULISTAS (2009-2019). (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 169-187. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3707

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