CONSTRUINDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM DISTINTOS SEGMENTOS DE ENSINO
Palavras-chave:
Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.Resumo
O artigo tem como propósito apresentar dados de uma investigação vinculada as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Início da Docência e o Ensino de Matemática (GEPIDEM/CNPq) vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus de Naviraí que teve como foco identificar os desafios encontrados por professores em início de carreira que atuam em diferentes níveis de ensino. Para tal, os dados foram coletados a partir de narrativas escritas e orais de quatro docentes da rede pública que estavam na etapa de iniciação à docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. O trabalho de campo deu-se com base em informações obtidas por meio de diários reflexivos dos docentes, bem como de entrevistas semiestruturadas em que procuramos compreendermos melhor os anseios e dificuldades durante a inserção na carreira. Assim, da análise dos dados foi possível identificar que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-09-21
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
CONSTRUINDO O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM DISTINTOS SEGMENTOS DE ENSINO. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 42-59. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1315