PROFESSORES INICIANTES EM CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO RIO DE JANEIRO
Resumo
A ausência de políticas voltadas para a formação de professores que atuam em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, representa relevante ponto de atenção, e diversos são os autores que têm, mais recentemente, chamado atenção para a importância da formação dos docentes que atuam nesse nível de ensino, tanto em IES públicas, quanto privadas. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou analisar os principais desafios no início da atividade docente enfrentados por professores de cursos de Comunicação Social, contratados em razão de sua expertise profissional, sem que tivessem, contudo, formação pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa, cuja análise foi realizada a partir de dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de duas IES privadas do Rio de Janeiro. Os resultados indicaram diversos tipos de dificuldades enfrentadas na prática docente pelos entrevistados, os quais, na ausência de políticas e iniciativas institucionais voltadas para a formação pedagógica, contaram apenas com a ajuda informal de seus pares, desenvolveram estratégias próprias para o exercício da função, e valeram-se também, em muitos casos, de sua expertise profissional, engendrando diferentes estratégias para o enfrentamento das dificuldades apresentadas no cotidiano da sala de aula.