APRENDIZ DE PROFESSORA: O INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h539Palavras-chave:
Formação de professores. Professor iniciante. Práticas pedagógicas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis desafios enfrentados pelas professoras iniciantes em educação infantil. Para tanto, partimos dos seguintes questionamentos: quais podem ser os desafios enfrentados no início da carreira? Será que esses professores têm apoio dos gestores em suas práticas pedagógicas cotidianas? Quais são as possibilidades que auxiliam em sua adaptação e estabilização na carreira? Para elucidar estes questionamentos realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, e, como metodologia, optamos pela realização de levantamento bibliográfico em plataformas digitais, identificando, na literatura da área da educação infantil, suas especificidades docentes, e, na área da profissionalização docente, o professor iniciante. Optamos, também, pela realização de entrevistas narrativas, na perspectiva da abordagem autobiográfica. Como resultados identificamos que a orientação do trabalho pedagógico, por parte dos gestores escolares, contribui para desenvolvimento profissional. Inferimos que a insegurança e a instabilidade emocional estão presentes no início de carreira, e as possibilidades para adaptar-se à profissão são as aprendizagens adquiridas com os professores mais experientes e atuação em programas de formação de professores, como o Programa de Iniciação a Docência-PIBID são espaços de engajamento na carreira e construção da profissionalidade. Destacamos também o papel do estágio curricular obrigatório, em que é possível adquirir conhecimentos que podem minimizar o choque da entrada no início de carreira.
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