APRENDIZ DE PROFESSORA: O INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Professor iniciante. Práticas pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis desafios enfrentados pelas professoras iniciantes em educação infantil. Para tanto, partimos dos seguintes questionamentos: quais podem ser os desafios enfrentados no início da carreira? Será que esses professores têm apoio dos gestores em suas práticas pedagógicas cotidianas? Quais são as possibilidades que auxiliam em sua adaptação e estabilização na carreira? Para elucidar estes questionamentos realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, e, como metodologia, optamos pela realização de levantamento bibliográfico em plataformas digitais, identificando, na literatura da área da educação infantil, suas especificidades docentes, e, na área da profissionalização docente, o professor iniciante. Optamos, também, pela realização de entrevistas narrativas, na perspectiva da abordagem autobiográfica. Como resultados identificamos que a orientação do trabalho pedagógico, por parte dos gestores escolares, contribui para desenvolvimento profissional. Inferimos que a insegurança e a instabilidade emocional estão presentes no início de carreira, e as possibilidades para adaptar-se à profissão são as aprendizagens adquiridas com os professores mais experientes e atuação em programas de formação de professores, como o Programa de Iniciação a Docência-PIBID são espaços de engajamento na carreira e construção da profissionalidade. Destacamos também o papel do estágio curricular obrigatório, em que é possível adquirir conhecimentos que podem minimizar o choque da entrada no início de carreira.

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Biografia do Autor

Hellen Thais dos Santos

Doutoranda (início em 2014) e Mestre (2013) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/FCT, Câmpus de Presidente Prudente. Especialista em Educação Infantil (2010) pela UNESP/FCT. Graduada em Pedagogia (2006).Possui,também, Habilitação no Magistério para Educação Infantil (2007) pela UNESP/FCT . Graduada em Letras (2004) pela Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE. Habilitada no Magistério em Nível Médio-CEFAM (2002). Atuou como professora de Educação Infantil na Rede Privada de Ensino-Colégio Anglo Prudentino (2003-2008) e, também, na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (2009-2011). Atuou como vice-diretora de escola pela Prefeitura Municipal de Pirapozinho (2009) ; como professora titular de cargo efetivo, PEB I, pelo Governo do Estado de São Paulo (2005-2015). Atuou como Professora Coordenadora de Apoio à Gestão Pedagógica-PCAGP( 1º sem de 2014) pelo Governo do Estado de São Paulo. Bolsista CAPES (Doutorado 2014-2016). Participa do grupo de pesquisa FOPREI- UNESP/FCT.Atualmente possui cargo efetivo de diretor de escola no Município de Presidente Prudente

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Publicado

2023-02-17

Como Citar

Santos, H. T. dos, & Sanabria Duartez Cherni, P. (2023). APRENDIZ DE PROFESSORA: O INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 27–49. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4394

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