O TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Planejamento, Trabalho Pedagógico, Pedagogia Histórico-crítica, Didática, Ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a relação da teoria pedagógica histórico-crítica com a prática por meio do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da revisão bibliográfica dos conceitos fundantes da pedagogia histórico-crítica e dos elementos que envolvem o desenvolvimento do psiquismo no período correspondente aos do alunos e alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscamos desenvolver uma proposição de trabalho pedagógico que exemplifique esta relação articulada com um conteúdo dessa etapa de ensino. A proposta que desenvolvemos se materializa num planejamento para o quarto ano do Ensino Fundamental e trata do conteúdo fábula. Por meio desta sistematização articulamos um planejamento que se desenvolve a partir do método pedagógico histórico-crítico de maneira dialética e possibilita uma compreensão dos aspectos essenciais em torno do conteúdo, reproduzindo-o como síntese de múltiplas determinações. Com este estudo concluímos que, ainda que a pedagogia histórico-crítica não oriente o planejamento docente a partir de fórmulas e receituários, é possível demonstrar no planejamento a articulação do trabalho pedagógico com a teoria histórico-crítica e que, nesta linha, os procedimentos metodológicos, estratégias e práticas de ensino em si, podem variar desde que os objetivos estejam claramente definidos em torno da perspectiva histórico-crítica. Portanto, é papel do professor que deseja orientar o trabalho pedagógico nesta perspectiva, organizar o planejamento considerando os aspectos da realidade concreta em que ocorre o ensino e pautando-se na concepção de mundo materialista histórica e dialética.

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Biografia do Autor

Julia Malanchen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu: Foz do Iguaçu, PR, BR

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2014). Pós-doutorado em Educação e Currículo no Institute of Education ? University College London em Londres no Reino Unido (2017-2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel, é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Educação, História e Política. Atualmente é professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu, PR. Membro do grupo de pesquisa ?Estudos Marxistas em Educação? da UNESP/ Araraquara e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil ? GT da Região Oeste do Paraná ? ?HISTEDOPR? na Unioeste. Tem experiência na área de Educação, como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica. Coordenou o processo de elaboração do currículo para a Rede Pública municipal de Ensino de Cascavel nos anos de 2006 a 2008. Tem desenvolvido projetos de pesquisa, extensão e formação continuada, publicado artigos e livros sobre: Politicas nacionais de formação de professores, políticas curriculares, Currículo escolar, teoria do currículo e teorias pedagógicas e pedagogia histórico-crítica. É autora dos livros: Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica (2016) e Políticas nacionais de formação de professores a distância: uma análise crítica (2015). Contribuiu também na organização de outros livros: Pedagogia Histórico-crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa (2017) e O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagógica histórico-crítica (2016). A pedagogia Histórico-critica, as politicas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (2020).

Andiara Drielli de Oliveira, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Campus Foz do Iguaçu

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022), especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015), Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2013), professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal e professora pedagoga na Rede Estadual de Foz do Iguaçu desde. Experiência de atuação na rede estadual também no curso técnico de formação de docentes e pesquisas na área de trabalho pedagógico, fundamentos didático-pedagógicos e práticas de ensino.

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

Malanchen, J. ., & de Oliveira, A. D. (2022). O TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 19(1), 86–102. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4331