O TRABALHO EDUCATIVO NA PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Vanessa de Souza Monteiro UNiversidade Estadual de Londrina
  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina – UEL

Palavras-chave:

Trabalho Educativo; Teoria Histórico-Cultural; Pré-Escola

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho educativo na pré-escola. Fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o objetivo foi realizar um estudo teórico-conceitual acerca da relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento infantil, a fim de fornecer aportes teórico-práticos que sustentem o trabalho educativo na pré-escola, considerando a atuação pedagógica com crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos. A pesquisa destacou a importância de aprofundar o conhecimento por parte dos professores sobre as regularidades do desenvolvimento psicológico, bem como enfatizar a relevância das brincadeiras de papéis sociais como uma atividade-guia no período da idade pré-escolar, constituindo-se uma valiosa atividade para o desenvolvimento da imaginação e do autodomínio da conduta. Tal entendimento deve favorecer a elaboração de um planejamento pedagógico intencional e sistematizado, que promova uma educação humanizadora para as crianças pequenas.

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Biografia do Autor

  • Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina – UEL

    The object of study of this research is educational work in preschool. Based on the assumptions of Historical-Cultural Theory, the objective was to carry out a theoretical-conceptual study on the relationship between teaching, learning and child development, to provide theoretical-practical contributions that support educational work in preschool, considering the role pedagogical with children aged between 4 and 5 years old. The research highlighted the importance of deepening teachers' knowledge about the regularities of psychological development, as well as emphasizing the relevance of social role playing as a guiding activity in the preschool age period, constituting a valuable activity for the development of imagination and self-control of conduct. This understanding should favor the development of intentional and systematized pedagogical planning, which promotes a humanizing education for young children.

    Keywords: Educational work; Historical-Cultural Theory; Preschool.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

O TRABALHO EDUCATIVO NA PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–18, e255073, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5073. Acesso em: 22 abr. 2025.

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