A MEDIAÇÃO CAPITALISTA SOBRE O TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Wesley da Silva Meira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Paulo Fioravante Giareta Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Sociedade, Capital, Mundo do trabalho, Educação

Resumo

O presente trabalho tem por objeto a análise da caracterização histórica da categoria trabalho no âmbito da sociedade capitalista e suas implicações sobre o sistema de ensino de países como o Brasil. Responde pelo objetivo de elucidar como o mundo do trabalho se organiza e se transmuta historicamente, bem como indicar modelos e proposta educativas que estas mudanças exigem da educação. Metodologicamente, estrutura-se a partir da revisão bibliográfica assentada sobre um exercício teórico dialético. O trabalho possibilita perceber que as caracterizações e disciplinamentos exigidos pelo mundo capital ao trabalho implicam, consequentemente, em exigências reformistas para o âmbito da educação, possibilitando perceber a contínua aplicação de um aparato reformista em educação, justificado como necessário para a adequação formativa do indivíduo face às novas exigências do mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

  • Wesley da Silva Meira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Graduado em Letras Português/Literatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL), Brasil. Aluno do Mestrado em Educação pela mesma instituição (PPGE-CPTL/UFMS). Membro do grupo de pesquisa A Teoria Histórico-Cultural para o ensino e aprendizagem (UFMS/CPTL). E-mail para contato: wesleymeiraufms@gmail.com

  • Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL), Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGE-CPTL/UFMS).

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

A MEDIAÇÃO CAPITALISTA SOBRE O TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 108-118. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3489

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