VENHA VER O PÔR DO SOL COMIGO! REFLEXÕES SOBRE OS MUNDOS DAS INFÂNCIAS E RESISTÊNCIA VIA TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Heloisa Toshie Irie Saito Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Regina Furlan Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

infâncias, experiência infantil, trabalho pedagógico

Resumo

Partindo da compreensão de que o riso, a alegria, as emoções e os sentidos são fulcrais e legítimos na educação das crianças, o objetivo é refletir acerca da ação docente na educação na Educação Infantil na busca de novos sentidos e significados para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. É um ensaio à luz dos fundamentos críticos da educação da infância e de autores que dialogam com esta base teórica. Organizado em três seções, inicialmente traz as concepções de crianças e infâncias, ressaltando a função do contexto educativo na sua formação, depois destaca a relevância da experiência infantil a partir da intencionalidade docente e, por fim, apresenta os organizadores educativos que podem ajudar a pensar a função da instituição educativa e do trabalho docente no processo de humanização infantil. Reiteramos a necessidade de organizar uma docência radicada no compromisso com a valorização e a oferta de experiências significativas, que primem e promovam a interação, a autonomia e a aprendizagem diária, engajada com a ampliação dos conhecimentos das crianças. Um trabalho pedagógico comprometido com a formação humana das crianças deve incluir sua participação, a consideração de seus modos de pensar e interpretar o mundo, como forma de acolher e valorizar o ser infantil.     

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Biografia do Autor

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/GEPEDIN/UNICENTRO/CNPq.

  • Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá/UEM, Maringá/PR. Líder do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). 

  • Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil. Coordenadora do Projeto CRITinfância e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC).

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

VENHA VER O PÔR DO SOL COMIGO! REFLEXÕES SOBRE OS MUNDOS DAS INFÂNCIAS E RESISTÊNCIA VIA TRABALHO DOCENTE. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-14, e245033. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5033

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