VENHA VER O PÔR DO SOL COMIGO! REFLEXÕES SOBRE OS MUNDOS DAS INFÂNCIAS E RESISTÊNCIA VIA TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
infâncias, experiência infantil, trabalho pedagógicoResumo
Partindo da compreensão de que o riso, a alegria, as emoções e os sentidos são fulcrais e legítimos na educação das crianças, o objetivo é refletir acerca da ação docente na educação na Educação Infantil na busca de novos sentidos e significados para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. É um ensaio à luz dos fundamentos críticos da educação da infância e de autores que dialogam com esta base teórica. Organizado em três seções, inicialmente traz as concepções de crianças e infâncias, ressaltando a função do contexto educativo na sua formação, depois destaca a relevância da experiência infantil a partir da intencionalidade docente e, por fim, apresenta os organizadores educativos que podem ajudar a pensar a função da instituição educativa e do trabalho docente no processo de humanização infantil. Reiteramos a necessidade de organizar uma docência radicada no compromisso com a valorização e a oferta de experiências significativas, que primem e promovam a interação, a autonomia e a aprendizagem diária, engajada com a ampliação dos conhecimentos das crianças. Um trabalho pedagógico comprometido com a formação humana das crianças deve incluir sua participação, a consideração de seus modos de pensar e interpretar o mundo, como forma de acolher e valorizar o ser infantil.
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