FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Gabriely Cristine de Souza Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marcela Cristina Gonçalves de Oliveira Departamento Municipal de Educação e Cultura de Guapirama/PR
  • Daniela Rodrigues Martelini Rahuam Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão Claro/PR

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Infantil, Formação continuada de professores, Concepções Docentes, Práticas Docentes

Resumo

Este artigo tem como objeto central de análise a formação continuada de professoras da Educação Infantil em dois municípios do Norte Pioneiro paranaense. Ambos participam de um Programa de Extensão desenvolvido no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública paranaense com o financiamento da Fundação Araucária. A partir de uma revisão integrativa de literatura e da vivência das pesquisadoras com o grupo, a hipótese inicial foi que, por se tratar de um grupo composto exclusivamente por mulheres, as desigualdades e preconceitos de gênero impactariam diretamente nas práticas pedagógicas das professoras. A problemática que norteou a investigação foi: como promover a valorização dessas profissionais e da Educação Infantil? Como qualificar as práticas docentes nessa etapa da Educação Básica? Partindo dessas indagações o objetivo central deste artigo é investigar as relações entre formação continuada e as práticas docentes na Educação Infantil a partir das concepções de parte dessas professoras. A coleta de dados aconteceu durante uma formação continuada de seis encontros e da orientação para a elaboração dos Planos de Trabalho Docente-Discente na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). As docentes participantes da pesquisa ressaltaram a importância de uma formação continuada coletiva e permanente para o fortalecimento de suas práticas docentes no sentido de compartilhamento e busca coletiva de alternativas para superar os desafios com maior confiança e ciência da intencionalidade educativa e do conhecimento pedagógico adquirido.

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Biografia do Autor

  • Gabriely Cristine de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Licenciada em História e Pedagogia. Mestranda em Educação no PPEd/UENP. 

  • Marcela Cristina Gonçalves de Oliveira, Departamento Municipal de Educação e Cultura de Guapirama/PR

    Mestra em Educação PPEd/UENP. 

  • Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeirão Claro/PR

    Mestra em EducaçãoPPEd/UENP.

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Publicado

2025-02-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO PARANÁ. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-26, e244986. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4986

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