FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO PARANÁ
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação Infantil, Formação continuada de professores, Concepções Docentes, Práticas DocentesResumo
Este artigo tem como objeto central de análise a formação continuada de professoras da Educação Infantil em dois municípios do Norte Pioneiro paranaense. Ambos participam de um Programa de Extensão desenvolvido no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública paranaense com o financiamento da Fundação Araucária. A partir de uma revisão integrativa de literatura e da vivência das pesquisadoras com o grupo, a hipótese inicial foi que, por se tratar de um grupo composto exclusivamente por mulheres, as desigualdades e preconceitos de gênero impactariam diretamente nas práticas pedagógicas das professoras. A problemática que norteou a investigação foi: como promover a valorização dessas profissionais e da Educação Infantil? Como qualificar as práticas docentes nessa etapa da Educação Básica? Partindo dessas indagações o objetivo central deste artigo é investigar as relações entre formação continuada e as práticas docentes na Educação Infantil a partir das concepções de parte dessas professoras. A coleta de dados aconteceu durante uma formação continuada de seis encontros e da orientação para a elaboração dos Planos de Trabalho Docente-Discente na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). As docentes participantes da pesquisa ressaltaram a importância de uma formação continuada coletiva e permanente para o fortalecimento de suas práticas docentes no sentido de compartilhamento e busca coletiva de alternativas para superar os desafios com maior confiança e ciência da intencionalidade educativa e do conhecimento pedagógico adquirido.
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