O CONTEXTO DE ATUAÇÃO DOS FORMADORES EM LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h554Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciatura em matemática;, Professores FormadoresResumo
O objetivo geral do artigo é descrever e analisar o contexto de atuação dos formadores nos cursos de Licenciatura em Matemática, a partir da percepção dos seus docentes. Mais especificamente o trabalho se propôs a: retratar como os professores formadores optam pela disciplina que ministram no curso de Licenciatura em Matemática e sua possível relação com conteúdos da Educação Básica; como percebem a relação dos projetos de pesquisa que realizam com o objetivo do curso em que atuam e como a estrutura da licenciatura na universidade condiciona a atuação dos formadores nesses cursos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter analítico-descritivo, entrevistou 17 professores formadores de dois cursos de Licenciatura em Matemática, sendo nove de uma instituição pública e oito de uma universidade particular. As concepções e práticas relatadas pelos formadores foram trabalhadas utilizando análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o contexto de trabalho na licenciatura condiciona uma identidade difusa do formador e que a possibilidade de um trabalho integrado, fundamental para a superação desse problema, fica comprometida pela ausência de processos formativos e discussões coletivas sobre a proposta dos cursos e avaliação da atuação dos formadores tendo em vista o perfil de formação de professores proposto no projeto pedagógico do curso.
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