LIMITES E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Integração Curricular. Formação de Professores. Ensino Médio Integrado.Resumo
Neste trabalho, sistematizamos algumas das reflexões realizadas a partir de uma formação continuada com professores(as) de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, acerca dos limites e das possibilidades da integração curricular nos cursos de Ensino Médio Integrado. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, baseou-se na revisão de literatura, análise documental e pesquisa participante junto aos professores(as) do IFC. Entre os resultados, identificamos que os(as) professores(as) compreendem que a concepção de integração curricular exige tanto reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos e, consequentemente, dos currículos, quanto repensar as práticas pedagógicas de forma que estas contemplem a interdisciplinaridade que a realidade exige. Entre os limites e as possibilidades para a viabilização do currículo integrado, estão aspectos de ordem administrativa e pedagógica que revelam amplo conhecimento da instituição por parte dos docentes e, também, reconhecimento da existência de condições materiais concretas para a materialização da formação integral dos estudantes presente na concepção do Ensino Médio Integrado, entre elas a formação continuada.
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