FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE: O ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM FORMAÇÃO NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES - MG

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto
  • Andressa Maris Rezende Oliveri Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Maria Mendes Sampaio Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Formação de Professores. Profissão Docente. Instituições Escolares. Pesquisa em rede.

Resumo

O campo educacional insere-se em um contexto de múltiplos atores, ações e implicação social, sendo necessário o uso de várias lentes para que se possa compreender seu movimento. Em virtude disso, este trabalho tem como objetivo rememorar parte da trajetória de formação e pesquisa do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Para isso, serão demonstradas algumas das pesquisas desenvolvidas pelo grupo que auxiliaram na composição e conhecimento dos campos - formação de professores, profissão docente e instituições escolares. As pesquisas foram selecionadas a partir do levantamento destes trabalhos no repositório da universidade. Buscou-se traçar algumas considerações a respeito destes campos e sua interseção na experiência de formação e desenvolvimento profissional na Região dos Inconfidentes e seu impacto social na compreensão dos desafios educacionais. Compreendemos que as ações organizadas pelos grupos de pesquisa extrapolam as fronteiras da pesquisa por meio da formação e inserção social dos sujeitos-professores e alunos na sociedade. Por isso, é importante a promoção da formação a partir das redes de pesquisa, sejam elas articuladas com outras instituições de ensino ou dentro do próprio grupo de pesquisa, colaborando para melhoria da educação no âmbito regional e nacional.

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Biografia do Autor

  • Andressa Maris Rezende Oliveri, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçãoem Educação - 

  • Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2020-11-11

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSÃO DOCENTE: O ESTADO DO CONHECIMENTO DA PESQUISA EM FORMAÇÃO NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES - MG. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 17, p. 10–26, 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3641. Acesso em: 20 maio. 2025.

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