PANORAMA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU SOBRE COLÉGIOS BILÍNGUES PARA SURDOS NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sharmilla Tassiana de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Surdez, Bilinguismo, Ensino médio

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as produções stricto sensu sobre os colégios bilíngues de surdos que ofertam o ensino médio no Brasil. A pesquisa, de natureza bibliográfica, envolveu a revisão de teses e dissertações publicadas entre 2016 e 2024, localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Inicialmente, foram identificados 360 trabalhos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus final de análise foi composto por quatro estudos: três teses e uma dissertação. Os resultados evidenciam demandas recorrentes, como a necessidade de formação continuada de professores, reorganização pedagógica, elaboração de planos individuais para alunos surdos, reestruturação curricular e desenvolvimento de estratégias para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Destaca-se também a importância da presença de professores surdos na construção de um ambiente educacional bilíngue, voltado e conduzido pela própria comunidade surda. Além disso, os estudos reforçam a urgência de adequar as práticas pedagógicas às especificidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. Conclui-se que há uma lacuna significativa na literatura sobre o tema, o que evidencia a necessidade de novas pesquisas voltadas à implementação de práticas pedagógicas inovadoras e ao fortalecimento de políticas públicas e linguísticas que promovam, de fato, o bilinguismo no contexto da educação de surdos no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da rede municipal de Umuarama/PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

  • Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

  • Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Secretaria Municipal de Educação de Maringá-PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

  • Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves , Universidade Estadual de Maringá - UEM

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Secretaria Municipal de Educação de Maringá-PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

2025-08-22

Como Citar

PANORAMA DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU SOBRE COLÉGIOS BILÍNGUES PARA SURDOS NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–17, e255132, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5132. Acesso em: 29 set. 2025.

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