CONTEXTOS E PRÁTICAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM ANGOLA

Autores

  • Maria Cristina Cristo Parente Universidade do Minho
  • Fernando Azevedo Universidade do Minho
  • Celestino Gando Caieie Universidade do Minho

Palavras-chave:

Formação de profissionais, Educação infantil, Letramento emergente, Metodologias pedagógicas, Angola

Resumo

O presente artigo analisa os contextos e práticas que afetam a educação infantil em Angola, por meio de um estudo de caso qualitativo realizado na cidade de Sumbe. As entrevistas semiestruturadas com educadores de escolas públicas e privadas revelaram a existência de duas questões principais: a falta de infraestruturas e materiais pedagógicos, incluindo a ausência de bibliotecas, e as dificuldades enfrentadas pelos educadores na implementação de práticas que favoreçam o desenvolvimento do letramento emergente. As disparidades entre as escolas públicas e privadas evidenciam os desafios para alcançar uma educação de qualidade, especialmente a insuficiência de formação contínua dos profissionais. Os participantes destacaram a necessidade de maior apoio prático para incorporar metodologias pedagógicas centradas na criança. O artigo propõe a criação de um "Laboratório de Letramento Emergente", que funcionaria como um espaço dedicado à formação prática e à inovação pedagógica. Embora o estudo tenha se limitado ao contexto da cidade de Sumbe, sugere-se que investigações futuras ampliem o escopo para outras regiões do país. Por fim, o estudo sublinha a importância de iniciativas que promovam a educação infantil em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando equidade e qualidade no ensino.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Cristo Parente, Universidade do Minho

    Concluiu o Doutoramento em Estudos da Criança em 2004/11/22 pela Universidade do Minho, Instituto de Educação. É docente na Universidade do Minho, Instituto de Educação. Integra o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da UMinho. Tem várias publicações, entre capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais e comunicações em atas. Orientou teses de doutoramento e dissertações de mestrado. A sua atividade científica atual centra-se nas questões da formação de educadores/professores, na supervisão de educadores/professores, na Pedagogia da Infância, na investigação praxiológica, na avaliação, na liderança dos professores.

  • Fernando Azevedo, Universidade do Minho

    Não há

  • Celestino Gando Caieie, Universidade do Minho

    Licenciatura em Ciências de Educação na opção de Ensino da Psicologia; Mestrado em Educação Pré-escolar; Doutorando em Estudo da Criança/ Foi Estagiário de Iniciação de Investigação Científica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul financiado pelo Governo de Angola Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Angola/ Curso de Formação Profissional em Qualificação de Gestores pela BUREAU VERITAS – Lisboa. É detentor de Curso de Atuação do Psicólogo, pela EGFOCUS – Serviços Especializados de Psicologia/ Assistente Estagiário no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe/ Participação em diversas Jornadas, Seminários e Workshops nacionais e internacionais / Foi Alfabetizador durante 4 anos/ Foi Bibliotecário durante 3 anos/ Participou na I, II e III Seminário de Formação de Professores Angola – Brasil/ Foi Presidente da Mesa de Assembleia da Associação dos Estudantes Universitários do ISCED do Sumbe durante 4 anos / Participou na Elaboração de vários Projetos da Universidade Katyavala Bwila. É atualmente membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Universidade do Minho, Portugal).

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Publicado

2025-01-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

CONTEXTOS E PRÁTICAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM ANGOLA. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-26, e245034. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5034

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