NDI COMUNIDADE: AMPLIANDO A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil; Formação de professores; Extensão universitária; práticas pedagógicas.Resumo
O projeto de Extensão NDI Comunidade tem como objetivo promover a formação inicial e continuada de professores e profissionais da área da Educação Infantil. Desde 1994, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua por meio do projeto de Extensão NDI Comunidade na formação inicial e continuada de estudantes, professores e gestores da área da Educação Infantil e de outras áreas. Este projeto se articula ao ensino e à pesquisa porque estabelece diálogo entre as práticas pedagógicas do NDI e as pesquisas realizadas pelos seus professores. Ao longo da sua existência, o Projeto de Extensão acolheu a comunidade de professores e procurou garantir um espaço de articulação entre teoria e prática na sua formação. Este artigo também analisa os questionários encaminhados após a realização das visitas técnicas e das formações temáticas, com o objetivo de compreender o que foi formativo na experiência desses profissionais.
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