O BRINCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA: DISCUSSÃO E PROPOSIÇÃO

Autores

  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Nájela Tavares Ujiie Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Palavras-chave:

Formação Docente; Brincar; Docência; Crianças.

Resumo

O artigo pretende abordar a formação inicial de professores em Pedagogia, considerando a importância do brincar para a formação docente, em especial aos professores da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, que tem sua atuação voltada à primeira infância, com crianças de 0 a 5 anos de idade. Assim, tem por objetivo evidenciar o brincar enquanto linguagem essencial na formação de pedagogos brincantes, como parte da sua ação pedagógica com as crianças. Nesta dinâmica configura-se metodologicamente como um ensaio teórico e reflexivo, nutrido pela ação formativa e educativa desencadeada pelas autoras no âmbito dos cursos de Pedagogia em que atuam. Com intuito de cumprir o propósito discorreremos sobre a formação de professores em Pedagogia com ênfase para o espaço-tempo formativo da docência para a educação infantil e que tenha o brincar enquanto conteúdo e linguagem potencializadora da formação humana. Dando tessitura ao texto, apresentaremos as nuances e elementos do brincar heurístico, em seus dimensionamentos como o cesto dos tesouros, sessão de brincar heurístico e bandejas de experimentação, como proposição elementar para a formação teórico-prática e prático-teórica de futuros professores, tendo em vista a atuação na docência na Educação Infantil, com uma ação brincante, que valoriza o brincar infantil livre para a formação integral da criança.

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Biografia do Autor

  • Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

    Pedagoga (UNESP). Psicopedagoga (FAFIPREVE). Mestre em Educação (UEPG). Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil: estudos sobre a infância e prática pedagógica (GEPPEI/UNICENTRO). Membro do grupo de pesquisa Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar (OIEEI/UFMG).

    revisão final. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1242945275956878  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3405-4894

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Publicado

2025-02-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

O BRINCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA: DISCUSSÃO E PROPOSIÇÃO. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-17, e244995. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4995

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