O BRINCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA: DISCUSSÃO E PROPOSIÇÃO
Palavras-chave:
Formação Docente; Brincar; Docência; Crianças.Resumo
O artigo pretende abordar a formação inicial de professores em Pedagogia, considerando a importância do brincar para a formação docente, em especial aos professores da Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, que tem sua atuação voltada à primeira infância, com crianças de 0 a 5 anos de idade. Assim, tem por objetivo evidenciar o brincar enquanto linguagem essencial na formação de pedagogos brincantes, como parte da sua ação pedagógica com as crianças. Nesta dinâmica configura-se metodologicamente como um ensaio teórico e reflexivo, nutrido pela ação formativa e educativa desencadeada pelas autoras no âmbito dos cursos de Pedagogia em que atuam. Com intuito de cumprir o propósito discorreremos sobre a formação de professores em Pedagogia com ênfase para o espaço-tempo formativo da docência para a educação infantil e que tenha o brincar enquanto conteúdo e linguagem potencializadora da formação humana. Dando tessitura ao texto, apresentaremos as nuances e elementos do brincar heurístico, em seus dimensionamentos como o cesto dos tesouros, sessão de brincar heurístico e bandejas de experimentação, como proposição elementar para a formação teórico-prática e prático-teórica de futuros professores, tendo em vista a atuação na docência na Educação Infantil, com uma ação brincante, que valoriza o brincar infantil livre para a formação integral da criança.
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