FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NÍVEL LATO SENSU: PENSAR O PROCESSO FORMATIVO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Cristiane de Sousa Moura Teixeira Universidade Federal do Piauí
  • Maria de Nazareth Fernandes Martins Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Política de Formação Profissional

Resumo

O texto objetiva refletir acerca do processo formativo vivenciado por professores da Educação Infantil em curso de pós-graduação lato sensu, evidenciando as implicações deste na atividade pedagógica com crianças.  O curso faz parte da política de formação de professores para Educação Infantil e tem como suporte a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Nossa análise está alicerçada na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Critica, ambas fundamentadas na epistemologia do Materialismo Histórico-Dialético. A reflexão aqui desenvolvida destaca a preocupação em garantir a humanização de professores em processo formativo que segue orientado por políticas educacionais de caráter liberal. Os resultados evidenciam que as aprendizagens desenvolvidas por meio do curso têm implicações relevantes na atividade pedagógica dos professores, contudo, é premente a necessidade de garantir que a formação de professores pra Educação Infantil consista numa política pública contínua e que o poder público viabilize as condições objetivas necessárias para que tais aprendizagens se reverberem em práticas consistentes, de modo que professores e crianças vivenciem a humanização, ou seja, desenvolvam-se na direção do gênero humano.

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Biografia do Autor

  • Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, Doutora em Educação (PPGED/UFPI). Membro do Núcleo de Estudos de Pesquisas Histórico-críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH/UFPI). Oricd: https://orcid.org/0000-0001-9259-1802. E-mail: cristianeteixeira@ufpi.edu.br .

  • Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí

    Professora do Departamento de Métodos e Técnicas em Educação da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Educação (PPGED/UFPI). Membro do N´úcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH/UFPI). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7486-888X>. E-mail: nazarethfernandesmartins@ufpi.edu.br .

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: VICISSITUDES DAS POLÍTICAS E REALIDADES CONTEMPORÂNEAS - EM EDIÇÃO

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NÍVEL LATO SENSU: PENSAR O PROCESSO FORMATIVO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA. (2024). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-29, e244992. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4992

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