O TRABALHO EDUCATIVO NA PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores/as

  • Vanessa de Souza Monteiro UNiversidade Estadual de Londrina
  • Cassiana Magalhães UEL

Palabras clave:

Trabalho Educativo; Teoria Histórico-Cultural; Pré-Escola

Resumen

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho educativo na pré-escola. Fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, o objetivo foi realizar um estudo teórico-conceitual acerca da relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento infantil, a fim de fornecer aportes teórico-práticos que sustentem o trabalho educativo na pré-escola, considerando a atuação pedagógica com crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos. A pesquisa destacou a importância de aprofundar o conhecimento por parte dos professores sobre as regularidades do desenvolvimento psicológico, bem como enfatizar a relevância das brincadeiras de papéis sociais como uma atividade-guia no período da idade pré-escolar, constituindo-se uma valiosa atividade para o desenvolvimento da imaginação e do autodomínio da conduta. Tal entendimento deve favorecer a elaboração de um planejamento pedagógico intencional e sistematizado, que promova uma educação humanizadora para as crianças pequenas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cassiana Magalhães, UEL

    El objeto de estudio de esta investigación es el trabajo educativo en el nivel preescolar. Partiendo de los supuestos de la Teoría Histórico-Cultural, el objetivo fue realizar un estudio teórico-conceptual sobre la relación entre enseñanza, aprendizaje y desarrollo infantil, con el fin de brindar aportes teórico-prácticos que sustenten la labor educativa en preescolar, considerando el papel pedagógico con niños de edades comprendidas entre 4 y 5 años. La investigación destacó la importancia de profundizar el conocimiento de los docentes sobre las regularidades del desarrollo psicológico, así como enfatizar la relevancia del juego de roles sociales como actividad orientadora en el período de edad preescolar, constituyendo una actividad valiosa para el desarrollo de la imaginación y el autocontrol. de conducta. Esta comprensión debe favorecer el desarrollo de una planificación pedagógica intencional y sistematizada, que promueva una educación humanizadora de los niños pequeños.

Referencias

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. A teoria da periodização do desenvolvimento psicológico e sua contribuição à educação escolar de adolescentes. In: FACCI, Marilda Gonçalves Dias; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; FRANCO, Adriana de Fátima (org.). Implicações da periodização do desenvolvimento humano para a prática pedagógica: em destaque a Psicologia Histórico-Cultural. Paranavaí, PR: EduFatecie, 2023. p. 234-253. DOI: https://doi.org/10.33872/implicacoespsicologiahc.cap11.

BATISTA, Jéssica Bispo; SILVA, Mariana Cristina da; PASQUALINI, Juliana Campregher. Desenvolvimento do psiquismo na idade pré-escolar: formação da imaginação e requalificação dos processos emocionais. In: FIRBIDA, Fabiola Gomes Batista; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sonia Mari Shima. O desenvolvimento das funções psicológicas. Uberlândia, MG: Navegando, 2021. p. 75-80. DOI: https://doi.org/10.29388/978-65-86678-97-0-f.75-88.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DUARTE, Newton. Vamos brincar de alienação? In: ARCE, Alessandra; DUARTE, Newton. A brincadeira de papéis sociais na sociedade alienada. São Paulo: Xamã, 2006. p. 89-97.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVIDOV, Vasily; SHUARE, Marta. (org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antologia). Moscou: Progresso, 1987. p. 125-142.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos. Uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 2007.

LAZARETTI, Lucinéia Maria. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2023. p. 129-147.

LEONTIEV, Alexei Nicolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2023.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar – contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i52.8640243.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MARX, Karl. O trabalho alienado. São Paulo: Centauro, 2013.

MUKHINA, Valéria. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PASQUALINI, Juliana Campregher. Desenvolvimento infantil e ensino: a análise histórico-cultural de Vigotski, Leontiev e Elkonin. In: REUNIÃO DA ANPED, GT-20: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, 31., 2008, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, MG: ANPED, 2008.

PASQUALINI, Juliana Campregher. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: GALVÃO, Ana Carolina (org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. p. 71-97.

PASQUALINI, Juliana Campregher; TSUHAKO, Yaeko Nakadakari. Proposta pedagógica da educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP. Bauru, SP: Secretaria Municipal de Educação, 2016.

PASQUALINI, Juliana Campregher. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialista dialético. In: MARTINS, Lígia Marcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2023. p. 63-90.

PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral. Apresentação: uma teoria para orientar nosso pensar e agir docentes na Educação Infantil. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 11-24.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

TEIXEIRA, Sônia Regina; BARCA, Ana Paula de Araújo. Teoria Histórico-Cultural e Educação Infantil: concepções para orientar o pensar e o agir docentes. In: COSTA, Sinara Almeida da.; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 29-39.

TOLSTIJ, Alexandre. O homem e a idade. Moscú: Progreso, 1989.

TULESKI, Silvana Calvo; EIDT, Nadia Mara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: MARTINS, Lígia Marcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2023. p. 35-62.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Madrid: Machado Grupo de Distribuición, 1995. Tomo III.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. História do desenvolvimento das funções mentais superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2021.

Publicado

2025-03-31

Cómo citar

O TRABALHO EDUCATIVO NA PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 1–18, e255073, 2025. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5073. Acesso em: 25 jul. 2025.

Artículos similares

1-10 de 467

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.