INSERÇÃO PROFISSIONAL: APRENDIZAGENS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Inserção profissional, Professora iniciante, Educação Infantil, Aprendizagem da docência, Formação.Resumo
Este artigo discute a inserção profissional, objetivando compreender que aprendizagens, desafios e implicações essa fase da formação docente tem para a prática pedagógica de uma pedagoga que atua na Educação Infantil na rede municipal de ensino de Fortaleza - Ceará. A pesquisa, desenvolvida em 2019, utilizou a abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para a produção de dados, foi utilizado um questionário eletrônico misto (fase I da pesquisa), e a entrevista narrativa (fase II da pesquisa). Para a análise, foi adotado o método de Análise Textual Discursiva. O embasamento teórico deste estudo recorreu a estudos relativos à inserção profissional e à aprendizagem da docência, especificamente no contexto da Educação Infantil. Os dados revelaram que a docente vivenciou paralelamente os sentimentos de sobrevivência e descoberta da profissão; a aprendizagem da docência partiu de iniciativa pessoal pela busca contínua por conhecimentos, além de interação com os pares e a experiência em sala; e a falta de apoio institucional foi elencada como um dos principais desafios para a inserção na profissão. Concluímos, portanto, que é necessário planejar e implementar políticas públicas educacionais voltadas especificamente para o acompanhamento sistematizado de professores iniciantes, visando à promoção de processos institucionais de indução que supram as necessidades formativas dessa etapa da formação profissional docente. Além disso, ratificamos a necessidade de ampliar a colaboração entre escola e universidade para favorecer a aprendizagem da docência por meio de experiências que promovam a articulação entre teoria e prática.
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