INSERÇÃO PROFISSIONAL: APRENDIZAGENS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Diana Aguiar Salomão Universidade Estatual do Ceará
  • Sandy Lima Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Inserção profissional, Professora iniciante, Educação Infantil, Aprendizagem da docência, Formação.

Resumo

Este artigo discute a inserção profissional, objetivando compreender que aprendizagens, desafios e implicações essa fase da formação docente tem para a prática pedagógica de uma pedagoga que atua na Educação Infantil na rede municipal de ensino de Fortaleza - Ceará. A pesquisa, desenvolvida em 2019, utilizou a abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para a produção de dados, foi utilizado um questionário eletrônico misto (fase I da pesquisa), e a entrevista narrativa (fase II da pesquisa). Para a análise, foi adotado o método de Análise Textual Discursiva. O embasamento teórico deste estudo recorreu a estudos relativos à inserção profissional e à aprendizagem da docência, especificamente no contexto da Educação Infantil. Os dados revelaram que a docente vivenciou paralelamente os sentimentos de sobrevivência e descoberta da profissão; a aprendizagem da docência partiu de iniciativa pessoal pela busca contínua por conhecimentos, além de interação com os pares e a experiência em sala; e a falta de apoio institucional foi elencada como um dos principais desafios para a inserção na profissão. Concluímos, portanto, que é necessário planejar e implementar políticas públicas educacionais voltadas especificamente para o acompanhamento sistematizado de professores iniciantes, visando à promoção de processos institucionais de indução que supram as necessidades formativas dessa etapa da formação profissional docente. Além disso, ratificamos a necessidade de ampliar a colaboração entre escola e universidade para favorecer a aprendizagem da docência por meio de experiências que promovam a articulação entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

  • Diana Aguiar Salomão, Universidade Estatual do Ceará

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Educação Infantil e Múltiplas Linguagens pela Faculdade 7 de Setembro. Licenciada em Pedagogia pela Faculdades Cearenses - (Centro de Ensino Superior do Ceará). Membro do grupo Diálogos com a Abordagem Pikler: estudos e pesquisas com bebês e crianças bem pequenas, o qual desenvolve estudos sobre o cuidar e o educar crianças de 0 a 3 anos na perspectiva da pedagogia dos pequenos detalhes.  Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Desenvolve estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente, currículo da Educação Infantil, inovação pedagógica, docência e indução profissional. Atua na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) desde 2008 e na formação de docentes desde 2014. Atualmente, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/ Educação Infantil.

  • Sandy Lima Costa, Universidade Estadual do Ceará

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Bolsista, na Pós-Graduação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS. Exerceu atividades como bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui experiência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi professora da Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Fortaleza - CE. Desenvolve estudos sobre Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Inovação Pedagógica e Indução Profissional.

  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará

    Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Linha de Pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, no Núcleo de Pesquisa Didática, Saberes Docentes e Prática Pedagógica. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Linha de Pesquisa: Educação Currículo e Ensino, Eixo: Formação de Professores. Especialista em Gestão, Planejamento e Avaliação Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor Assistente, nível D, do Setor de Estudos Metodologia e Pesquisa em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Coordenador do Grupo de Estudos Pesquisas em Educação, Saberes e Aprendizagem da Docência (GEPESAD) e do Projeto de Extensão Núcleo de Estudos de Didática, Interação e Metodologias de Pesquisas em Educação (NEDIMPE) e NEDIMPE - TEATRO COM FANTOCHES. Foi professor da Educação Básica e docente substituto do setor de Teoria e Prática da UECE. Escreve mensalmente artigos de opinião para a coluna de Educação do jornal da Diocese de Itapipoca, que circula impresso no Estado do Ceará, com mala direta para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, o qual tem publicação também on-line. Participa do Grupo de Pesquisa Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE e do ? Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores ? Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o) | Universidade Federal da Paraíba / UFPB).

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

INSERÇÃO PROFISSIONAL: APRENDIZAGENS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 350-368. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3687

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