PEDAGOGIA HOSPITALAR NA BASE SCIELO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h541Palavras-chave:
Educação, Pedagogia Hospitalar, Pedagogo, Práticas PedagógicasResumo
A pedagogia hospitalar é um espaço de ação educativa, vinculado ao campo da educação e saúde, que oferece atendimento a crianças, adolescentes e/ou adultos hospitalizados, considerando suas necessidades e demandas educacionais. O estudo apresentado tem enquadramento metodológico exploratório e documental, mediatizado pela base digital Biblioteca Eletrônica Científica Online - Scielo e visa realizar um levantamento analítico dos estudos publicizados pelo portal da internet em relação a temática: ‘pedagogia hospitalar’. No âmbito exploratório acessou aportes teórico-bibliográficos de naturezas diversas, teceu a historicidade da pedagogia hospitalar com ênfase no cenário brasileiro, identificando as legislações pertinentes ao tema e as práticas pedagógicas que embasam a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. No âmbito documental a busca originou 11 (onze) artigos científicos para pauta de análise, publicados no interstício 2005 a 2022, oito em português, um em inglês e dois em espanhol, neste escopo o levantamento possibilitou discutir os estudos científicos referentes ao tema, identificar a incipiência e contextualizar a necessidade de mais estudos e pesquisas que focalizem a pedagogia hospitalar. Outrossim, demonstrou que a ação pedagógica do pedagogo no âmbito hospitalar demanda preparo formativo essencial, pois vai além de mediar o processo ensino-aprendizagem, tendo dimensão humanizadora e alinhada a atenção à diversidade e a formação integral, que focaliza cuidado e educação sempre.
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Referências
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