PEDAGOGIA HOSPITALAR NA BASE SCIELO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia Hospitalar, Pedagogo, Práticas Pedagógicas

Resumo

A pedagogia hospitalar é um espaço de ação educativa, vinculado ao campo da educação e saúde, que oferece atendimento a crianças, adolescentes e/ou adultos hospitalizados, considerando suas necessidades e demandas educacionais. O estudo apresentado tem enquadramento metodológico exploratório e documental, mediatizado pela base digital Biblioteca Eletrônica Científica Online - Scielo e visa realizar um levantamento analítico dos estudos publicizados pelo portal da internet em relação a temática: ‘pedagogia hospitalar’. No âmbito exploratório acessou aportes teórico-bibliográficos de naturezas diversas, teceu a historicidade da pedagogia hospitalar com ênfase no cenário brasileiro, identificando as legislações pertinentes ao tema e as práticas pedagógicas que embasam a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. No âmbito documental a busca originou 11 (onze) artigos científicos para pauta de análise, publicados no interstício 2005 a 2022, oito em português, um em inglês e dois em espanhol, neste escopo o levantamento possibilitou discutir os estudos científicos referentes ao tema, identificar a incipiência e contextualizar a necessidade de mais estudos e pesquisas que focalizem a pedagogia hospitalar. Outrossim, demonstrou que a ação pedagógica do pedagogo no âmbito hospitalar demanda preparo formativo essencial, pois vai além de mediar o processo ensino-aprendizagem, tendo dimensão humanizadora e alinhada a atenção à diversidade e a formação integral, que focaliza cuidado e educação sempre.

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Biografia do Autor

Nájela Tavares Ujiie, UNESPAR/Paranavaí

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação:
Teoria e Prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO).

Fernanda Galvão dos Anjos, UNESPAR/Paranavaí

Pedagoga. Mestranda e bolsista do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Ujiie, N. T., & Galvão dos Anjos, F. (2023). PEDAGOGIA HOSPITALAR NA BASE SCIELO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 71–85. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4602