A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE O PRIMEIRO ANO DE CARREIRA
Palavras-chave:
Formação Inicial. Início da docência. Educação Especial.Resumo
O trabalho apresenta considerações sobre uma pesquisa em que buscamos compreender a constituição do ser professora no campo da Educação Especial a partir de narrativas de uma docente principiante. Nesse sentido, recorremos a um referencial teórico que aborda a formação de professores na perspectiva da inclusão, bem como os desafios decorrentes da fase de entrada na carreira. O eixo metodológico tem caráter qualitativo de cunho descritivo-analítico e foram utilizados dados obtidos por meio de um roteiro de narrativa em que as vivências da prática pedagógica em relação ao contexto da inclusão são discutidas. Os resultados indicam a necessidade uma formação na perspectiva do trabalho com a realidade dos alunos que possuem alguma necessidade educativa especial, uma vez que os sentimentos decorrentes do início da docência podem se constituir como meio de reflexão para um modelo formativo que contemple esse segmento de atuação do profissional da educação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-09-02
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE O PRIMEIRO ANO DE CARREIRA. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 13(2), 01-14. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1322