FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ARTE (TEATRO E DANÇA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO
Palavras-chave:
Ensino de Arte. Teatro. Dança. Formação continuada.Resumo
O presente texto, de abordagem qualitativa, apresenta parte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação, concluída no ano de 2020, e tem como objeto de estudo a discussão sobre formação continuada para professores de Arte, licenciados para o ensino das linguagens de teatro e dança e atuantes em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Os métodos utilizados para a investigação foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A abordagem sobre formação continuada tem como referencial teórico os autores Madanelo e Sá-Chaves (2007), Nóvoa (2014), Marcelo (2010) e Berra e Sauer (2017). A entrevista narrativa, que foi realizada com cinco professores de Arte, teve seus aspectos técnicos desenvolvidos com base nos autores Gil (2012), Marques (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002). A entrevista narrativa resultou na identificação dos desafios enfrentados pelos professores entrevistados, com posterior organização do material coletado em três grandes eixos temáticos, que são: a polivalência, o espaço físico e o trabalho do professor de Arte licenciado em teatro e dança. As reflexões sobre formação continuada partem da narrativa dos professores e dos problemas e desafios por eles apresentados. A promoção de encontros entre agendes educacionais responsáveis pela arte na educação municipal permite que sejam debatidos e pensados os possíveis caminhos de superação dos problemas narrados pelos professores. Mais do que buscar a solução para os problemas detectados na pesquisa, esta proposta visa articular e promover mais espaços para a discussão dos temas abordados.